segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mitos da Informática III



Desvendando termos da informática:

Hoax (boato)
Chama-se hoax todas as histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas correntes, consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias ou de socorro pessoal ou, ainda, falsos vírus que ameaçam destruir, contaminar ou formatar o disco rígido do computador.

Spam
O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. . O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

Phishing (pescaria)
Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sensíveis, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. O termo Phishing surge das cada vez mais sofisticadas artimanhas para "pescar" (do inglês fish) as informações sensíveis dos usuários.

Malware
São spams e hoax com objetivos definidos excusos, como obter dados de maneira fraudulenta, ou personificação de confiança para roubo de informações. Incluem nesta categoria os worms, spywares, trojans e vírus de computador.

Worms (vermes)
Worm é um tipo de malware que usa a rede para se espalhar. Worms são muito famosos por causarem um grande número de computadores infectados em pouco tempo, usando anexos de e-mail e forjando e-mails aparentemente legítimos. Outros worms usam a rede local para serem instalados em diferentes computadores. Exemplos: MyDoom, Blaster, ILoveYou.

Spyware
Spywares são programas de computador que, em vez de serem úteis, estes tentam rastrear alguma informação do computador, como os sites que você navega, músicas que escuta, programas que possui e outras informações do seu computador. Spywares podem vir acompanhados de hijackers. Exemplos de Spyware: GAIN, Aurora, Ask.

Trojan (cavalo de Tróia)
Um Trojan Horse é um programa que faz algum tipo de atividade maléfica porém ele não se espalha automaticamente, diferente dos vírus e worms, que utilizam outros arquivos e a rede para se espalhar, respectivamente.

Vírus de computador
Vírus (na definição clássica) é todo programa de computador que funciona como parasita, infectando os arquivos que existem em um computador, espalhando-se , replicando-se e se escondendo. Por esse motivo, Trojans não são vírus, e sim apenas “malware”. Worms também não são vírus, pois apenas usam a rede para se espalhar e não infectam arquivos no disco rígido. Exemplo de vírus clássicos: Stoned, Parite (Pate, Pinfi).

Um comentário:

Só comenta quem é inteligente