quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Intel 4004 – O primeiro microprocessador do mundo faz 40 anos


Em meados de 1969, a (antiga Nippon Machine Corporation) Busicom solicitou a Intel um projeto de 12 chips personalizados para serem inseridos em seu novo projeto, uma calculadora com impressão. Em vez de criar uma dúzia de chips customizados especificamente para a calculadora, os engenheiros da Intel criaram uma família de apenas 4 chips, incluindo um que poderia ser personalizado e programado para uso em uma variedade de produtos. Era a partir aí que nascia o Intel 4004.

Núcleo de um processador, também chamado de core
Quase dois anos de desenvolvimento, já em 1971 foi lançado comercialmente a primeira Unidade Central de Processamento com 4-bits. Inicialmente o 4004 foi o responsável por desencadear a tendência da evolução dos micro processadores onde qualquer engenheiro poderia comprar e personalizá-lo com o software para executar diferentes funções em uma ampla variedade de dispositivos eletrônicos.

Com sua capacidade e sucesso, este pequeno microprocessador logo encontrou muitos usos. A Intel iniciou um processo que fez com que alguns outros fabricantes de chips a embarcar em projetos para desenvolverem microprocessadores mais capazes, fato que gerou a tendência onde foram criadas as indústrias multibilionárias dos microprocessadores e dos microcomputadores atuais.

O 4004 era um processador de 16 pinos de cerâmica com um total de 2300 transístores MOS e uma velocidade de clock de 0.740Mhz ou 740Khz.
Uma diferença de "Anos-Luz" com relação aos processadores i7, os mais atuais da Intel.
Para se ter uma idéia um core i7 seria a grosso modo, 2,6 quatrilhões de vezes mais rápido do que um 4004 (2.600.000.000.000.000 )

Vi Aqui

Um comentário:

  1. Meu nome e Giliard Mast sou administrador do MastLink
    A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.
    Convido vocês a conhecerem também o novo agregador MastLink: http://www.mastlink.blog.br
    Confiram o melhor conteúdo da Internet, aproveitem para divulgar seus links e aumentem exponencialmente as visitas de seus sites.
    Mandem seus links pro http://www.mastlink.blog.br é sempre aceito e seus links permanecem no site.. não perca tempo !!
    Abraços
    Equipe MastLink

    ResponderExcluir

Só comenta quem é inteligente