InfoDicas



1. Empurrar o cd com o dedo para inseri-lo na drive é prejudicial ao equipamento?
Falso. Desde que seja empurrado com uma força normal, nada acontece porque o equipamento foi feito exatcamente para isso. Em caso de força excessiva, as partes mecânicas rodam muito rápido e aí sim pode haver problemas.

2. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD?
Verdadeiro. O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda lê ou escreve em alguma parte do sistema. Além do mais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção ‘Desligar o Computador’, todo o sistema se
prepara para repousar e suspende todas as atividades.

3. Se mais de 80% do disco estiver cheio,a máquina fica mais lenta?
Verdadeiro. A máquina precisa sempre de espaço em disco para realizar algumas operações fundamentais nomeadamente no sistema operativo. 20 Gb livres é o ideia para evitar essa lentidão.

4. Ímãs colados à torre do computador, podem ser prejudiciais?
Verdadeiro. Ímanes por perto podem afectar o HD, onde os dados são gravados magneticamente.

5. Nos portáteis, deve-se colocar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e só depois esse cabo a tomada?
Falso. Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis (actuais) têm protecção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são relativamente estáveis.

6. Ter o desktop cheio de ícones, deixa o computador mais lento?
Verdadeiro. Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada no desktop, e quanto mais ícones, mais tempo.

7. Notebook é mais rápido que um desktop de mesma configuração
Falso. Na maioria dos casos apenas o processador é igual. As placas usadas em notebook buscam reduzir o tamanho físico, mesmo comprometendo o desempenho. Portanto, um notebook com configuração idêntica a um desktop, devido a recursos de economia de energia e controle de calor, são mais lentos que os micros de mesa.

8. Processador dualcore e quadricore são mais rápidos
Parcialmente verdadeiro. Somente em aplicações específicas, como Photoshop, 3D Studio Max, VectorWorks, etc. Para navegar na Internet, usar Office e jogos em geral, um processador com dois ou quatro núcleos se comporta exatamente igual a um de núcleo simples.

9. Fonte genérica de 450W segura qualquer micro
Falso. A potência real chega apenas em 180W. Basta ligar um monitor de vídeo, acionar a gravadora de DVD e ter dois discos rígidos para atingir o limite. E se conectar o pen drive, o micro desliga. A substituição por fontes de potência real mais alta soluciona o problema.São mais caras, mas duram muito mais e são estáveis.

10. Macintosh é melhor que Windows
Falso. Qualquer sistema operacional, seja Mac OS X, Linux ou Windows, seria difícil para o usuário leigo. No fim eles fazem a mesma coisa, só que de maneira diferente. Questão de costume.

11.Abrir muitos programas trava o computador
Verdade.  Quem gerencia os programas em execução é o sistema operacional. Portanto, mesmo que se tenha uma super máquina, se o Windows XP estiver com problemas, vai travar do mesmo jeito. A quantidade de processos em execução simultânea varia de processador para processador, e independe do sistema operacional que estiver instalado.

12. Se usar demais o micro, estraga
Falso.  É exatamente o contrário. Quanto mais tempo o computador permanecer ligado, maior seria a sua vida útil. Ligar e desligar constantemente é que danifica o micro, comprometendo a sua vida útil. Micro foi feito pra ficar ligado, obedecendo as condições adequadas de temperatura, umidade e pressão. O mesmo vale pra TV e vídeo game.



Desvendando termos da informática:

Hoax (boato)
Chama-se hoax todas as histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas correntes, consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias ou de socorro pessoal ou, ainda, falsos vírus que ameaçam destruir, contaminar ou formatar o disco rígido do computador.

Spam
O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. . O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

Phishing (pescaria)
Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sensíveis, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. O termo Phishing surge das cada vez mais sofisticadas artimanhas para "pescar" (do inglês fish) as informações sensíveis dos usuários.

Malware
São spams e hoax com objetivos definidos excusos, como obter dados de maneira fraudulenta, ou personificação de confiança para roubo de informações. Incluem nesta categoria os worms, spywares, trojans e vírus de computador.

Worms (vermes)
Worm é um tipo de malware que usa a rede para se espalhar. Worms são muito famosos por causarem um grande número de computadores infectados em pouco tempo, usando anexos de e-mail e forjando e-mails aparentemente legítimos. Outros worms usam a rede local para serem instalados em diferentes computadores. Exemplos: MyDoom, Blaster, ILoveYou.

Spyware
Spywares são programas de computador que, em vez de serem úteis, estes tentam rastrear alguma informação do computador, como os sites que você navega, músicas que escuta, programas que possui e outras informações do seu computador. Spywares podem vir acompanhados de hijackers. Exemplos de Spyware: GAIN, Aurora, Ask.

Trojan (cavalo de Tróia)
Um Trojan Horse é um programa que faz algum tipo de atividade maléfica porém ele não se espalha automaticamente, diferente dos vírus e worms, que utilizam outros arquivos e a rede para se espalhar, respectivamente.

Vírus de computador
Vírus (na definição clássica) é todo programa de computador que funciona como parasita, infectando os arquivos que existem em um computador, espalhando-se , replicando-se e se escondendo. Por esse motivo, Trojans não são vírus, e sim apenas “malware”. Worms também não são vírus, pois apenas usam a rede para se espalhar e não infectam arquivos no disco rígido. Exemplo de vírus clássicos: Stoned, Parite (Pate, Pinfi).