domingo, 14 de agosto de 2011

A história do Brasil não foi bem assim como ensinaram

A história do Brasil aprendida nos bancos escolares pode não ser bem assim como a gente aprendeu.O mais recente estudo com essa nova visão virou o livro História do Brasil com Empreendedores, de Jorge Caldeira(2009). Ele mostra mais os mitos do Brasil colonial.

"A sociedade brasileira se dividia entre senhores e escravos"
Havia mais pessoas livres do que se imagina. No século 18, 40% da população era de escravos. No começo do 19, 25%. E alguns senhores trabalhavam com os negros, já que tinham poucos escravos.

"Portugal apenas sugava nossas riquezas"
A montagem de engenhos e a exploração de ouro trouxeram riquezas para cá, criando um comércio ativo no Brasil. No fim do século 18, nossa economia era maior que a de Portugal.

"Os latifundiários eram as pessoas mais ricas"
Um navio negreiro valia mais que um engenho inteiro. Só 25% dos maiores testamentos eram de fazendeiros, o resto era de comerciantes, banqueiros e traficantes de escravos. Esses homens, para ganhar status, compravam terras no fim da vida.

"A Inglaterra fez o Brasil destruir o Paraguai"
Ao contrário do que se imagina, a diplomacia britânica tentou evitar o conflito. O país tinha investimentos no Brasil e no Paraguai, que ficariam em risco em caso de guerra.

"Aleijadinho era um deficiente físico grave que fez centenas de estátuas sozinho"
As famosas esculturas são provavelmente fruto de vários e talentosos artistas, que dividiam o trabalho entre si e tinham ajudantes. E a imagem dele como um homem desfigurado pode ser uma criação literária.

"Lampião lutava contra coronéis e latifundiários"
O rei do cangaço prestou favores a grandes coronéis do sertão. Ao mesmo tempo, ameaçava famílias pobres e executava operários que construíam estradas pelo interior do Nordeste.

"O Paraguai era uma potência latente"
Era o país mais atrasado do Cone Sul. O comércio exterior era 6 vezes menor que o do Uruguai, que tinha a metade da população.

"Canudos era uma sociedade igualitária"
A cidade de Antonio Conselheiro não pregava a reforma agrária. Como fora dali, havia miseráveis e pessoas mais ricas nas mesmas proporções da nossa atual sociedade.

"Santos Dumont inventou o avião"
O inventor brasileiro foi um gênio. Mas os irmãos Wright voaram 3 anos antes dele e, em 1906, quando o 14 Bis decolou, já tinham um avião bem melhor. A grande aeronave do brasileiro é outra: o Demoiselle, de 1908, primeiro ultraleve da história.

"Os bandei­rantes eram desbravadores europeus"
Os bandeirantes eram filhos de índios com brancos, andavam quase nus e seguiam a cultura tupi-guarani.

"A banana e o coco são nativos do Brasil"
Essas frutas, assim como a jaca, a manga e o abacate e alguns animais, como os cães, não existiam no Brasil. Chegaram aqui a bordo das caravelas europeias.

"A feijoada foi criada com restos da Casa-Grande"
Ao contrário do que muita gente acredita, a feijoada tem origem europeia. Vem da tradição de misturar legumes com carnes, como o cassoulet, francês, feito com carne de porco e feijão branco.

"Os índios do Sudeste foram praticamente extintos "
Enquanto milhares de índios eram dizimados, outros decidiram deixar as aldeias e ir para as cidades, assimilando-se à população. Hoje, na média, 8% do genoma dos brasileiros tem origem indígena.

"Os índios não foram escravizados"
Principalmente durante os séculos 16 e 17, milhares de índios de todo o Brasil e do Paraguai foram levados a São Paulo como escravos. Como outras regiões também precisavam de trabalhadores, começaram a trazer escravos da África.

"Os quilombos lutavam contra a escravidão"
As comunidades lutavam pela liberdade de seu grupo. Mas é provavel que os membros poderosos tivessem escravos próprios.

"A Inglaterra foi contra a escravidão para criar um mercado consumidor"
A luta contra a escravidão na Inglaterra partiu de um movimento religioso e popular. Não passava pela cabeça dos homens de negócio ingleses acabar com a escravidão nas colônias britânicas na América.

"A maioria das fazendas tinha dezenas de escravos"
Os engenhos com muitos escravos eram raridade. No século 18, a maioria estava, em média, em plantéis pequenos, geralmente de 4 ou 5 pessoas.

"Os africanos viviam em tribos selvagens"
Enriquecidos com a venda de algodão, ouro e escravos, alguns reinos africanos ficaram poderosos. Havia por lá exércitos e cidades grandes.

"O samba é um ritmo puramente brasileiro"
O ritmo tem influências que não são do Brasil nem da África. Donga, o músico que gravou o primeiro samba, em 1917, montou bandas de jazz. Sinhô, o "rei do samba" nos anos 30, usava melodias europeias em suas canções.

9 comentários:

  1. NOSSA QUE MERDA OS IRMAOS WRIGHT USARAM UM PLANADOR QUE ERA LANÇADO POR UMA CATAPULTA.QUERIA VER AVIAO HJ VOANDO DESSE JEITO.E A FEIJOADA FOI INVENTADA POR ESCRAVOS SIM.ERAM PARTES DOS PORCOS QUE OS SENHORES NAO COMIAM.CARA NAO ACRADITO NO QUE LI

    ResponderExcluir
  2. O que se queria na época era propriamente voar. A forma como o "avião" alçava voo era preocupação secundária para quem queria ser o 1º a voar. Vendo pelo aspecto da época os Wright foram os 1º a voar.3 anos depois Santos Dumont criou o avião que voava sozinho sem ajuda de catapultas ou engenhos para decolar, por causa da aerodinâmica das asas inventadas por Dumont.
    Agora realmente nunca tinha lido querer comparar um prato europeu feito de legumes, verduras, feijão branco e partes finas de carne de porco com a nossa feijoada.

    ResponderExcluir
  3. Isso tudo, nos mesmos termos tem no GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  4. os irmaos americanos usavam linhas de trens para o aviao decolar mas mesmo assim o inventor nao foi ele, foi um frances , que em 1904 construiu um aviao ultra secreto para o exercito frances. so pesqisar XD

    ResponderExcluir
  5. Tão secreto que nem referência a ele existe. "Avião" sw 1904 só um protótipo do Imperador Hiroito do Japão que não alçou voo.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, quanta Baboseira... Vcs acham q Santos Dumont era realmente brasileiro? Faça-me o favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele era sim, faça o favor você que tem falta de patriotismo e ver nosso pais como um que sempre foi burro e ignorante.

      Excluir
  7. hahahaha, desde quando existia membros poderosos nos quilombos. hahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Irmãos Wright nunca decolaram do solo a partir do repouso, mas sim planaram por inércia; eles nunca fizeram um vôo público apesar da bolsa oferecida na época pelo Clube de Paris. Santos Dumont apenas colocou um motor e conseguiu sair do chão em um engenho que tinha TODO o perfil aerodinâmico de Claude Bernoulli , franco-italiano, e isto foi criado no século XVII; mas como em matéria anterior deste mesmo blog, os chineses , inventores da pipa, já tinham atrelado um humano numa pipa e mandado penhasco abaixo->exatamente oq os Wright fizeram com o invento deles, que aliás fora registrado no Smithsonian Institution. E se vc quiser registrar sua patente sem busca prévia, ao custo de poucos dólares e deixar o trabalho para ou outros, é só recorrer ao Smith... eles recebem , registram, qq coisa , e depois os outros q corram atrás. Vide o telefone , o rádio, a lâmpada... q não foram inventados nem por Graham Bell, nem por Marconi e nem por Edson , respectivamente. TENHO DITO

    ResponderExcluir

Só comenta quem é inteligente