sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A diferença entre as telas touchscreen

Se você já teve a oportunidade de tocar na tela de um iPod Touch ou iPhone, deve ter notado que são bem mais suaves e precisas do que as telas touchscreen de alguns aparelhos, como as adotadas pela Nokia, Samsung, LG e várias outras companhias, embora alguns aparelhos destas fabricantes tenham telas touchscreen com a mesma tecnologia utilizada pela Apple.
A tela sensível ao toque é um quesito que conta, e muito, na hora de adquirir um dispositivo com a mesma. Com isso, resolvemos explicar como elas funcionam e apontar suas vantagens e desvantagens.

Existem três tipos de touchscreen:

Resistivo
Telas resistivas são compostas por várias camadas. Duas destas camadas são de material condutor de eletricidade. Quando pressionamos a tela, estas duas camadas fazem contato, detectando o ponto exato do dedo e convertendo-o em coordenadas.

Com este mecanismo você pode usar qualquer coisa para tocar a tela: dedos, canetas etc. Por outro lado, ela não suporta a função multitouch. Um tela resistiva oferece entre 75% e 85% de precisão, e sempre precisam ser calibradas, devido ao desgaste do material. São as telas mais baratas do mercado.




Capacitivo
As telas capacitivas consistem num campo elétrico uniforme que é distorcido pelo toque do dedo. Os sensores individuam o ponto exato onde ocorreu o toque, adquirindo as coordenadas. O mecanismo é, portanto, preciso e imediato. Essa tecnologia oferece 100% de precisão.


A função multitouch, citada anteriormente, pode ser aplicada nas telas capacitivas, permitindo, por exemplo, que o usuário possa dar zoom usando dois dedos simultaneamente, como acontece no iPhone ou iPad. Neste caso, não é possível utilizar outros meios para tocar a tela como a caneta Stylus comum (usada para touchscreen resistivo), pois não causam nenhuma distorção no campo elétrico.


Onda acústica superficial

No monitor de um sistema de onda acústica superficial, dois transdutores (um receptor e um emissor) são posicionados ao longo dos eixos x e y da placa de vidro do monitor. Também instalados sobre o vidro, encontram-se refletores que enviam de volta um sinal elétrico proveniente de um transdutor para o outro. O transdutor receptor é capaz de informar se a onda foi perturbada por um evento de toque em qualquer instante e localizá-lo. A configuração por onda acústica não possui camadas metálicas sobre a tela, permitindo a passagem de 100% da luz e uma claridade perfeita da imagem. Isso torna o sistema de onda acústica ideal para exibição de gráficos detalhados, os dois outros sistemas apresentam uma degradação significativa da claridade.




Outra área na qual os sistemas diferem é quanto aos estímulos que serão registrados como um evento de toque. Um sistema resistivo registra um toque enquanto as 2 camadas estiverem em contato, o que significa que não haverá diferença se você o tocar com seu dedo ou com uma bola de borracha. Por outro lado, um sistema capacitivo precisa de uma entrada condutora, geralmente seu dedo, para registrar um toque. O sistema de onda acústica superficial funciona parecido com o sistema resistivo, permitindo o toque com quase qualquer objeto, exceto objetos duros e pequenos como a ponta de uma caneta.

Vantagens e desvantagens

Qualidade e durabilidade: Sem dúvida, a tecnologia capacitiva é a melhor e a mais durável. A resistiva, além de sofrer um atraso e imprecisão, tende a desgastar-se e, consequentemente, acaba perdendo sua função ao longo do tempo.

Precisão: Novamente as telas capacitivas são superiores às resistivas, pois, além do toque, a primeira detecta um simples "encostar" e ainda existem canetas Stylus específicas para este tipo de tela, porém não suporta outros meios de toque porque o material inanimado não produz distorções no campo elétrico.

Limpeza: Obviamente, o fato de não ter de usar os dedos faz com que o touchscreen resistivo seja um pouco mais higiênico.

Funcionalidade: O fato de poder usar dois dedos simultaneamente na tela capacitiva, torna esta muito mais versátil e funcional.

Preço: o sistema resistivo é o mais barato, sua claridade é a menor dos 3 sistemas e suas camadas podem ser danificadas por objetos afiados. A configuração de onda acústica superficial geralmente é a mais cara.

Fonte: Wikipédia, Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente