sábado, 27 de agosto de 2011

Síndrome tecnológica: ortopedistas alertam para uso excessivo de smartphones e laptops

Melhor forma para prevenir o incômodo é fazer o uso racional dos aparelhos, seja na casa ou no trabalho.

Para quem costuma enviar dezenas de torpedos diariamente para amigos, parentes ou chefes, as chances de desenvolver um novo mal, típico do mundo moderno, é alta. Comum em viciados em SMS ou e-mails pelo celular, a Síndrome do Polegar de BlackBerry (BlackBerry Thumb Syndrome), referência ao aparelho telefônico do mesmo nome, é alvo de estudo — e também de preocupação — de ortopedistas mundo afora.


No Hospital Kaplan, na cidade de Rehovot, em Israel, aumenta a cada dia o número de viciados em torpedos atendidos com inflamações nos polegares que, se não são tratadas, podem danificar os tendões e as articulações da mão inteira, causando tendinite ou artrite prematura. A emergência do hospital tem recebido, nos últimos meses, dezenas de jovens com as mesmas reclamações: dor na mão, polegar inchado e sensível ao toque. Depois de examinados, eles têm o mesmo diagnóstico: inflamação nos dedos causada pela ação de teclar repetitivamente nos celulares. Todos os pacientes admitiram que enviam dezenas (ou  centenas) de torpedos ou e-mails pelo celular diariamente. O mais jovem deles tinha 12 anos.

Segundo Osvandré Lech, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a informação de dor e de diminuição do desempenho são, por si só, evidências do quadro. O médico diz que a melhor forma para prevenir o incômodo é fazer o uso racional dos aparelhos, seja na casa ou no trabalho.

"O exagero faz parte do quadro e a legislação em vigor determina que exista um período de repouso de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho. Quando se trata de lazer, vale a mesma regra" informa o especialista.

Quando os dedos são frenéticos

Laptops
 O uso indiscriminado desses aparelhos atinge principalmente os membros superiores e as costas, e vão desde dores localizadas até inflamações, que se não forem tratadas podem evoluir para quadros clínicos graves. O conjunto de sintomas causados ou agravados pelo seu uso prolongando recebe o nome de laptotite.

Para compensar a postura inadequada na utilização desses aparelhos, é recomendado o fortalecimento e alongamento dos músculos, o controle do tempo de uso e, se possível, a compra de teclado e mouse  separados para serem usados no laptop, que diminuem o esforço das articulações.


Tablet
 Objeto de desejo para os amantes da tecnologia, este computador, sem mouse ou teclado, exige constantes toques na tela. O aparelho não possui suporte, o que dificulta ainda mais o manuseio. E o simples hábito de segurar o tablet causa cansaço nas mãos, braços e ombros.

Se a posição for mantida estática por um período de tempo prolongado, as dores podem dar lugar às lesões. Tente encontrar uma posição mais confortável para o corpo durante o uso dos tablets, com atenção para os momentos de pausa, de preferência a cada hora.

Smartphone
 O aparelho não oferece dimensões físicas confortáveis para o uso: o teclado pequeno acaba por limitar o  uso das mãos, e os dedos polegares são os que mais sofrem. O usuário desse tipo de aparelho pode desenvolver dores nas articulações dos polegares e nas mãos.

O tratamento para a Síndrome do Polegar de Blackberry envolve fisioterapia e, em casos extremos, intervenção cirúrgica. Tente não tornar seu uso um vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente