quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Qual é a arte marcial mais eficiente?

Não é facil comparar a efetividade de uma arte marcial, já que elas variam de lutador para lutador. Por isso resolvi separa-las por categorias para compara-las. Vamos lá:

CAPOEIRA
MESTRE - Bimba (1899-1974)
ORIGEM - Brasil, século 17
PRATICANTES - 8,5 milhões
GOLPES - 39
AGRESSIVIDADE - 6
ATAQUE - 6
DEFESA - 4
DEFESA - PESSOAL 2
A ginga da luta não combina com GOLPES - secos e diretos de lutas como boxe, muay thai e caratê

KUNG FU
MESTRE - Bruce Lee (1940-1973)
ORIGEM - Mongólia, 2000 a.C.
PRATICANTES - 26 milhões
GOLPES - 48
AGRESSIVIDADE - 8
ATAQUE - 8
DEFESA - 6
DEFESA - PESSOAL - 7
Para comparar as lutas, não contamos os GOLPES - com espadas, sabres, e até tridentes do kung fu!

JIU-JITSU 
MESTRE - Mitsuyo Maeda (1878-1941)
ORIGEM - Japão, 1600 a.C.
PRATICANTES - 12 milhões
GOLPES - 42
AGRESSIVIDADE - 7
ATAQUE - 7
DEFESA - 8
DEFESA - PESSOAL 8
A luta de solo do jiu-jítsu, eficiente para barrar socos e chutes, é fundamental no estilo MMA


KARATE
MESTRE - Ank Itosu (1831-1915)
ORIGEM - Japão, século 15
PRATICANTES - 23 milhões
GOLPES - 44
AGRESSIVIDADE - 7
ATAQUE - 7
DEFESA - 6
DEFESA - PESSOAL 6

JUDÔ 
MESTRE - Jigoro Kano (1860-1938)
ORIGEM - Japão, 1882
PRATICANTES - 21 milhões
GOLPES - 52
AGRESSIVIDADE - 4
ATAQUE - 4
DEFESA - 6
DEFESA - PESSOAL 8
É a arte marcial mais praticada por crianças em todo o mundo

BOXE 
MESTRE - Muhammad Ali (1942-)
ORIGEM - Mesopotâmia, 5000 a.C.
PRATICANTES - 12 milhões
GOLPES - 27
AGRESSIVIDADE - 8
ATAQUE - 7
DEFESA - 6
DEFESA - PESSOAL 4
Nenhuma luta mata tanto quanto o boxe. De cada 6 304 praticantes, um bate as botas

KRAV MAGAH 
MESTRE - Imi Lichtenfeld (1878-1941)
ORIGEM - Israel, 1949
PRATICANTES - 1,2 milhão
GOLPES - 72
AGRESSIVIDADE - 10
ATAQUE - 9
DEFESA - 9
DEFESA - PESSOAL - 9
Alguns golpes podem matar na hora e só são ensinados a policiais e militares



MUAY THAI 
MESTRE - Diesel Noi (1961-)
ORIGEM - Tailândia, 4000 a.C.
PRATICANTES - 17 milhões
GOLPES - 50
AGRESSIVIDADE - 9
ATAQUE - 9
DEFESA - 8
DEFESA PESSOAL - 9
Os treinos do muay thai envolvem golpear paredes com mãos e pernas e aprender a apanhar

TAE KWON DO 
MESTRE - Nam Tae Hi (1875-1965)
ORIGEM - Coreia, séc. 1 a.C.
PRATICANTES - 28 milhões
GOLPES - 51
AGRESSIVIDADE - 7
ATAQUE - 7
DEFESA - 7
DEFESA PESSOAL - 8
Embora valorize cortesia e educação, o tae kwon do é eficaz e agressivo na defesa pessoal



SUMÔ 
MESTRE - Taihõ Kõki (1940-)
ORIGEM - Japão, séc. 2 a.C.
PRATICANTES - 15 milhões
GOLPES - 74
AGRESSIVIDADE - 7
ATAQUE - 6
DEFESA - 3
DEFESA PESSOAL - 1
Sumô tem um ritual inicial de cerca de 15 minutos. A luta mesmo pode durar poucos segundos






AIKIDO
MESTRE - Morihei Ueshiba (1883-1969)
ORIGEM - Japão, 1942
GOLPES - 53
AGRESSIVIDADE - 4
ATAQUE - 3
DEFESA - 5
DEFESA PESSOAL - 6
O aikido é técnico e campeão absoluto no fair play - os golpes nunca têm o objetivo de machucar






MMA
MESTRE - Royce Gracie (1966-)
ORIGEM - Grécia, séc. 7 a.C.
PRATICANTES - 2,1 milhões
GOLPES - 94
AGRESSIVIDADE - 10
ATAQUE - 9
DEFESA - 7
DEFESA PESSOAL - 5
• A lista de golpes possíveis é virtualmente infinita - todos os aplicados pelas outras artes marciais

HAPKIDO
MESTRE - Park Sung Jae (trouxe ao Brasil em 1960)
ORIGEM - Coréia do Sul (1945)
PRATICANTES - 2 milhões
GOLPES: - 250 ( sem contar com as armas como bengala, leque ou nunchaku)
AGRESSIVIDADE - 6
ATAQUE - 8
DEFESA -9
DEFESA PESSOAL: 10
O hapkido prima pelas torções de membros e projeções ao solo, bem como golpes em locais específicos e pontos de pressão.



Com base nos dados acima eu concluo que a arte marcial mais violenta é o Krav Magah, e o MMA tanto na defesa quanto no ataque, e a arte marcial mais efetiva na defesa pessoal é o Hapkido por contar com um número muito grande de golpes.


E você? Qual arte marcial pratica? Concorda com essa avaliação. Comenta ai.

60 comentários:

  1. Não existe "arte marcial mais eficiente" e sim "lutador mais eficiente" que outro.
    Todas as artes marciais demoraram muito tempo para serem desenvolvidas, e os artistas marciais que proporcionaram o seu desenvolvimento foram revezando-se de geração em geração, com conhecimentos passando de mestre a mestre.
    Umas artes marciais têm foco nos golpes traumáticos, outras em torções, outras em projeções e outras em luta de solo.
    Pode-se dizer, então, que as capacidades individuais e o talento de cada lutador é que são determinantes na vitória ou na derrota.
    Um lutador de MMA ruim, por exemplo, pode ser derrotado por quem não tem nenhuma experiência em luta, mas é mais forte ou mais rápido.
    Então, não existe essa de "arte melhor" ou "arte pior". Existe sim, o talento de cada lutador e sua capacidade física e mental de ser eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade vc tá certo, não é vc que escolhe a arte marcial, mas sim a arte te escolhe :D

      Excluir
    2. Disse tudo, faço minhas as tuas palavras.

      Excluir
    3. Pode até estar correto, exceto pelo Krav Maga. O Krav não é uma arte, e sim uma técnica, ou seja, baseada em experiências práticas e teóricas, e em princípios científicos, o conceito da técnica é ser o mais simples e efetivo possível. Por essa razão o Krav Maga é utilizado em órgãos como o FBI, CIA, exércitos, SWAT, BOPE, etc, o que não ocorre com nenhuma arte marcial.

      Excluir
    4. Meu caro,o exército dos EUA treina jiu jitsu brasileiro tbm.

      Excluir
    5. Sou Shodam em Judô, Madrich (Instrutor) de Krav Maga e instrutor de Wing Chun e em relação ao texto, vou explicar:
      1- Krav Maga NÃO É ARTE MARCIAL e sim um SISTEMA DE DEFESA PESSOAL.
      2- Em relação ao Kung Fu, vou citar o que pratico desde os 6 anos (hj tenho 33), O Wing Chun também não é arte marcial e sim um sistema de defesa pessoal o qual assim como o KM tende a simplicidade e objetiva o nocaute rápido, já os demais estilos assim como o Karate, Tae Kwon Do, etc... são levemente fantasiosos.
      3- O exército americano não treina BJJ puro e sim as técnicas de solo do KM que foram tiradas do Jujitsu Tradicional e implantadas para a criação do KM.
      4- MMA é um esporte de contato, assim como o Muai Thay e o Sanda, existe regras nas competições e se forem para a rua podem até se defender mas não treinam para este fim e muito menos treinam desarmes contra armas brancas ou de fogo.
      5- Quantidade de golpes não quer dizer que seja mais eficiente, já treinei hapkido e te afirmo que com meu conhecimento em Wing Chun derrotei vários que se diziam ótimos lutadores, as artes marciais coreanas buscam muitos chutes altos o que na rua é inadequado pois o objetivo é nocautear rápido.
      6- O Judô é bom em defesa pessoal contra agarramento, pois como sempre falo para meus alunos: -"depois de cair no chão, todo mundo vira bola!", ou seja, se eu conseguir derrubar vou chutar.
      Porém como mencionado acima, existe lutadores e LUTADORES, todas as artes marciais ou Sistemas de Defesa Pessoal são bons, alguns melhores que outros. Para ter certeza que esta escolhendo o certo, veja as credenciais de seu professor e ainda veja se este sistema não tenta dominar uma faca em movimento ou até mesmo uma bala com os dentes.
      Kida!

      Excluir
    6. Passei pra mandar voce toma no cu e se foda seu kung fu

      Excluir
    7. Engraçado ter de ficar no anonimato. Dve ser um bostinha mesmo

      Excluir
    8. Concordo sobre a parte do judo, é muito útil saber derrubar de diversas formassem ser derrubado. Acredito que mesclado com um bom boxe dá pra se virar bem em brigas na rua.

      Excluir
  2. É Krav Maga. E não é arte marcial e sim arte de defesa pessoal, não existe ou irá existir campeonatos de krav maga porque não existem regras.Krav maga foi criado para defender a própria vida e das pessoas a sua volta, jamais para comparar habilidades.É sempre pregado pelos instrutores que o krav maga é seu ultimo recurso e jamais o primeiro, paz é essencial. E não é sempre que você tem um nunchaku no seu bolso.

    ResponderExcluir
  3. A arte marcial mais eficiente é aquela que você luta melhor...
    O kung fu foi meio que legendario por que dentro do kung fu você tem varios tipos de estilo então a pessoa tinha mais possibilidade de desenvolver um jeito mais pessoal na luta e se adaptando melhor, e sendo assim dando uma eficiencia melhor na luta.
    O Krav Maga é sim uma arte marcial , ela foi fundada com a mesma base de todas as lutas que é para se defender , quando se diz arte marcial praticamente quer dizer arte da "guerra" e o Krav maga foi criado para isso assim como todas as artes , tanto que a o Krav maga é usado nas forças de fefesa de israel para o soldado se defender se perder a arma na guerra , e na guerra usar o Krav Maga não é usado como segunda opçao e sim como a primeira opçao se você tiver .
    parabens pelo post , nele da para ver um pouco de cada luta e ter uma pequena ideia ja que normalmente os post sobre luta não aparece com dados de cada tipo de luta apesar de ser um assunto meio delicado para falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio, o Krav Maga é uma técnica e não uma arte(a diferença é a mesma entre a ciência e a arte), sendo seu conceito: Uma técnica de defesa pessoal e combate. Suas opiniões precipitadas são errôneas.

      Excluir
    2. Devia colocar a fonte.

      Excluir
  4. Interessante o post mas acho que você deveria ter estudado um pouco mais sobre artes marciais antes de postar...
    3 ou 4 dessas lutas (jiu jitsu brasileiro, judo e aikido) poderiam ter sido classificadas apenas como Jujutsu. Essa arte derivou essas outras e tambem a maioria dos golpes do krav maga.
    Alem disso o karate que você fala é o Shōtōkan-ryū, o estilo de karate mais leve, mais focado a campeonatos de kata e sem muito contato... procure um pouco sobre Karate Kyokushin e o mestre Masutatsu (Mas) Oyama e você vai ver o que eu estou falando. (esse cara matou touros com a mão nua...)
    E tambem existem outras lutas que ficaram de fora como o Kali das Filipinas, uma arte marcial MUITO violenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facil bater e socar um touro que nada fez a ninguem, imagine eu socando minha rola de 25x8 no seu cu.

      Excluir
  5. muito nada a ver esse post... treino kung-fu a mais de 12 anos... e não sei quantos golpes tem, certamente bem mais do que 40 e poucos, são muitos estilos de muitas escolas... varia de mais. Aikido tem defesa pessoal 6? como assim? Aikido é quase totalmente focado em defesa pessoal e pelo que eu sei é bem eficiente! Krav magá é extremamente eficiente também..

    Boxe: ORIGEM - Mesopotâmia, 5000 a.C. Ahn??

    Fora a viagem desse post sem sentido, fico com a frase que ouvi de um professor de jiu jitsu: "A melhor ferramenta é a que você sabe usar"

    ResponderExcluir
  6. Faltou falar de jeet kune do

    ResponderExcluir
  7. como já disseram, grande parte das "entradas" e golpes do krav maga derivam do jujutsu, que deu origem ao judo, aikido e jiu jitsu. Além disso, tu deveria ter estudado melhor a dinâmica das artes antes de dar notas. Jiu jitsu, por ex, é uma exelente arte marcial no um contra um, mas peca contra múltiplos oponentes, ao contrário do aikido, por ex que vem da mesma raiz mas preza pelo confronto contra mais de um oponente... Assim, para dar 8 em defesa pessoal para jiu jitsu tu tinha que levar em conta que bandido ou malaco não ataca ninguém sozinho...

    ResponderExcluir
  8. o Aikido não é tão "fair play" assim

    Dependendo do modo com que se luta pode quebrar ossos...
    Quem vê aikido em uma demonstração de combate acha inofensivo mas quem pratica sabe que não é bem assim...

    ResponderExcluir
  9. Nada a ver esse post, colocar "graus" de agressividade para as artes marciais, isso depende muito mais do lutador. Boxe e Karatê 4...que piada.

    ResponderExcluir
  10. capoeira tem bem mais que 39 golpes e ela é bem melhor melhor que o karate.
    como é que o judo tem 4 de agressividade e 4 ataque?

    ResponderExcluir
  11. Opa! muito bem, amigo você escreveu krav magah, o certo é krav maga, pratico faz mais ou menos 1 ano e meio, e ainda bem que os praticantes são poucos, se virasse arroz de festa como judô e afins estavamos fudidos heheh

    temos apenas 1 mestre no brasil e me orgulho disso

    no tae-kwon-do por exemplo qualquer um vira faixa preta em pouco tempo compare isso tabem

    kkkk
    vlws

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Correto é KRAV MAGAYVER - é uma profissão perigo isso

      Excluir
  12. A melhor arte hoje com certeza nao foi listada, é a chamada sacô ponto quarentê, ahahahhaha saca a ponto 40 e pipoca o sujeito kkkk.

    Brincadeiras a parte, concordo fielmente com que disse o:

    Anônimo disse...

    A arte marcial mais eficiente é aquela que você luta melhor...

    Resume tudo.

    ResponderExcluir
  13. Jiu jitsu tem 42 golpes?
    em que mundo isso ????
    jiu jitsu tem um infinito numero de golpes fi...

    ResponderExcluir
  14. um erro , bruce lee foi eternizado pelo Wung Chun luta feminina chinesa adaptada por ele e por Ip Man (seu mestre) na china , os dois irmortalizaram a luta , e apos isso Bruce Lee criou o Ju Kune do , uma mistura de kung fo , boxe , wung chu , tai chi chuan , wrestling , jiu jitsu , e taekwondo , esse estilop de luta o Ju kune do detem o soco e chutes mais rapidos de todos os estilos de luta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jÁ fiz Kung Fu o Wing Chun ou Ving Tsun é um tipo de KF como o Wushu o Shaolin do Norte entre outros o KF é baseado em divisões, cada um criada por um monje diferente para uma determinada coisa, como o Shaolin do Norte voltado para habilidades o corpo e a paciencia, e o Wushu voltado para o MMA, o KF tb possui estilos, como tigre, garça, leopardo, macaco, cobra, entre outros ...

      Excluir
  15. Se não me engano Karatê tem muito mais golpes...e tem vários estilos muito mais agresivos. Além disso é tabém muito mais agrecivo do que o Jiu-Jitsu e o judô.

    Vai pro chão na rua pra ver se não leva pisada na cabeça e não é espancado.Não é bom ir pro chão em um assalto ou briga.E o judô basicamente é quedas.Nessas duas artes marciais você só poderá enfrentar um de cada vez já os outros você poderá enfrentar vários de um vez só, até por que você não se engalfinhará com as pessoas,sendo assim mais eficiente.

    ResponderExcluir
  16. Ridiculo as especificações das A.M...Tirou isso do cú da mão, foi?

    ResponderExcluir
  17. gostei muito do site obrigado

    ResponderExcluir
  18. POR FAVOR...PARABENS PELA INICIATIVA...MAS PELO AMOR DE DEUS, INFORMA-TE SOBRE ARTES MARCIAS E DEPOIS SIM FALA...POIS OS PRATICANTES DAS MESMAS PODEM NÃO GOSTAR!

    TAMBEM SEUS CRIADORES DEVEM ESTAR A DAR VOLTAS NOS TUMULOS! POR EX. BOXE, KARATE, JUDO... TENS DE TE INFORMAR...

    TENS CONHECIMENTO MINIMO...

    NO ENTANTO VOLTO A SALIENTAR! PARABENS PEÇA INICIATIVA E DEIXO UM CONSELHO, VOLTA ATENTAR.

    OBRIGADO

    SENSEI
    HC

    ResponderExcluir
  19. WING CHUN KUEN- LINHAGEM IP MAN- O ESTILO DE KUNG FU MAIS EFICIENTE EM COMBATE

    ResponderExcluir
  20. BRUCE LEE E IP MAN FOREVER

    ResponderExcluir
  21. JEET KUNE DO - A MELHOR ARTE MARCIAL - BY BRUCE LEE

    ResponderExcluir
  22. MMA defesa pessoal 5? oO claro que não!

    ResponderExcluir
  23. esta bom o site , mas quem disse que a capoeira é originaria do Brasil? VoçÊs brasileiros são um povo ignorante . Ainda o Brasil nao existia , já se practicava capoeira à muito tempo. A capoeira é originaria de Angola . Foram os escravos angolanos que levaram a Capoeira para o Brasil. O verdadeiro nome é N'Golo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo ignorante? Ignorante é você, retardado !!! Vai estudar para TENTAR aprender. A Capoeira É arte marcial brasileira, surgida da FUSÃO do N'golo africano com o Maraná indígena (tupi-guarani). Assim como outras artes marciais surgiram da evolução umas das outra. Nossos indígenas além das armas se utilizavam de ferozes lutas corporais quando em combate, como relatado em escritos antigos dos padres missionários. O N'golo em si não é capoeira.

      Excluir
  24. Dê a sua opinião mas respeite um povo que está te acolhendo.
    Sabe-se que foi criada em Angola mas, assim como o Jiu Jitsu foi aprimorada aqui.
    Pegue seu boné e se mande daqui.

    ResponderExcluir
  25. os cara não sabem de nada a artes marciais mais violentas sem duvida é MUAY THAI.. ooo bando de sabe nada fdp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure saber mais, o MMA é mais violento que o MT, o conhecido no mundo como '' luta livre brasileira '' e '' Jiu Jitsu Brasileiro '' são mais violentos que o MT, nos treinos de JJ e normal ver pessoas com a orelha de '' cachorro pitbull '' a cartilagem da orelha coagulada, também e normal ver pessoas quebrando o braço ou a perna pois o JJ é uma forma de defesa pessoal que o seu inimigo não consegue se mecher, quebrando membros dele ou até fazendo-o desmaiar sem ar, não é pq o MT não possui muitas regras na luta que ele é a arte marcial mais violenta, o Muay Thai é uma origem do Kung Fu, então o KF é mais violento que ele :) .

      Excluir
  26. Se considerarmos o msm porte físico, duvido muito q um mestre em krav maga leve vantagem sobre um mestre de kung fu numa luta sem regras. Também não levaria sobre um mestre em karate kyokushin.

    ResponderExcluir
  27. o brasil não tem nehuma arte macial originaria daqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já ouvi falar de um Karatê chamado de FAICONTÊ que foi criado por um cara da FAB (Força Aérea Brasileira). Mas não sei muito a repeito.

      Excluir
    2. Capoeira é Brasileira, '' a mas ela foi criado por Africanos '', você está enganado, ela foi criada por Brasileiros que tinham suas origens da África, mas saiba bem, ela não foi criada no momento em que os escravos chegaram ao Brasil, um tempo depois que foi criada, é ela foi criada para os quilombos fugirem e se esconder é assim que alguém fosse atras dele ( os '' donos '' davam dinheiro pra quem acha-se eles ) eles tinham como se defender deles, e nos treinos deles eles diziam que era uma dança cultural deles para '' os donos '' deles não ficassem desconfiados, foi criado por filhos netos ou até bisnetos dos primeiros escravos chegados no Brasil, foi criada por pessoas que nasceram, foram criadas, e moraram no Brasil...

      Excluir
    3. Boa explicação sobre capoeira, e acrescentando conhecimento sobre a origem dessa arte! Valeu!

      Excluir
  28. Primeiro, MMA NÃO FOI CRIADO NA GRECIA E NÃO É UMA ARTE MARCIAL. MMA é um ESPORTE moderno de artes marciais mistas, por isso se chama MMA!

    ResponderExcluir
  29. ESTA CERTO QUANDO SE DIZ QUE NÃO EXISTE UMA ARTE MARCIAL MAIS EFICIENTE, E SIM UM LUTADOR MAIS EFICIENTE.
    LEVANDO PARA ESTE LADO, TEMOS QUE COMPARA-LAS DA SEGUINTE FORMA: QUAL SERIA A ARTE MARCIAL MAIS COMPLETAS?
    E DESTA MANEIRA SÓ TERIAMOS UMA ARTE MARCIAL QUE ENGLOBA O MAIOR NUMEROS DE GOLPES,
    QUANTO NO CHÃO OU PÉ E ATE MESMO NA UTILIZAÇÃO DE ARMAS.
    O HAPKIDO A ARTE MAIS COMPLETA DO MUNDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ! Acessa o Google que você vai ver só mestres levando a maior surra, nem tudo funciona na hora do quebra pau....

      Excluir
    2. Concordo plenamente contigo Sandro Borges.
      E a luta, tem situações específicas, pois se um praticante do pé for levado ao chão, certamente perderá, assim como o contrário vai acontecer também.
      Porque toda arte marcial tem pontos fortes e fracos em relação umas com as outras.

      Excluir
    3. Sandro talvez vc. não leia, pois é postagem antiga... começo amanhã aulas de hapkido, consigo em 6 meses aproximadamente me defender de um agressor real? Grato<

      Excluir
  30. para mim toda a arte marciail é eficiente e completa,porque ela depende de como um praticante a aplica

    ResponderExcluir
  31. qualquer arte marcial e importante seja ela qual for tudo merece respeito tudo e defessa o importante na
    hora de uma agressão pessoa sai viva

    ResponderExcluir
  32. Cara esse negocio de melhor arte marcial é muito polêmico, mas eu pratico o kung fu
    fei hok phai shaolin do Sul
    e eu aprendo defesa pessoal muitos golpes mortais além de armas e muito mais

    ResponderExcluir
  33. Algo de certo não está errado kkkk, as artes marciais mais antigas que existem são o Kung Fu é o Karate, o Kung Fu na China e o Karate no Japão, ambos tem coisas em comum que ninguém sabe quem copiou quem no KF tem o kati e no Karate tem o kata... a parti do KF surgiu ( na China ) o Boxe Chinês que é misturas de outras artes marciais, me explique como o Muay Thai é mais antigo que o Kung Fu sendo que foi pessoas da China que foram a Tailandia e povoaram, criando um novo país, e assim sendo uma nova arte marcial para proteção, já que poderia receber ataques da China eles pegaram o Kung Fu mudaram algumas coisas, criaram outras coisas, pra ser diferente e eles poderem lutar melhor ( MMA ), e no Japão foi criado o Judô o Ninjitso e o Jiu Jitsu, o Kung Fu foi criado na CHINA por um monje, não foi criado na mongolia, deis de quando o karate foi criado no século 15 ?

    ResponderExcluir
  34. sei que este poste é um pouco antigo. mas vou comentar mesmo assim.qualquer luta é válida desde que não seja praticada por um babaca... para vermos qual a luta mais eficcaz tínhamos que colocar alguns lutadores a combater sem regras... mas sim, o Krav Maga.
    está qualificado como tal. seja arte marcial ou não, porque estamos a falar de luta e não competição. o box tailandez também é um dos mais agressivos, e extremamente violento por isso, não tem muitos praticantes. quem já viu as lutas do box tailandez? usam técnicas que habitualmente são ptráticas na rua. ali dói, e se dói! as lutas chinesas e japonesas são uma coisa mais de competição, de estilo de vida, de espiritualismo etc. não para brigar na rua. é verdade que as suas origens vêm de guerras, porém, ao longo dos milhares de anos foi algo muito restrito e nunca para combate de rua. na rua usa-se a malandragem, o sinismo. costuma se dizer por aí, e foi o que sempre aprendi, aquele que der a primeira pancada é aquele que, leva a melhor... eu tive um mestre e uma coisa que me ensinou foi, quando vires um mau ambiente sai logo, se vires um grupo a direcionar-se a ti, tenta colocar paz, mas caso veja que é inevitável, repara no que te pareça ser o lider, e d--lhe uma pancad, rápida e para ele ficar estendido no chão. e qualquer luta que aconteça na rua só tem que dar uma única pancada, no máximo duas e derrubar definitivamente. nada de socos para ali, xutes para acolar. e tudo depende do ambiente ao nosso redor. se acaso tivermos numa boate, com montão de gente, com espaço muito restrito pouco vale saber darmos xutes muito bons, aí é preferível saber box do que outra luta, e também não vamos cair no chão e lutar lá mesmo. se tivermos num espaço muito amplo vale outra técnica. então rapazes há sim lutas mais eficaz sim senhora, mas há umas quantas que podemos qualificar de tal... aqui não foi comentado um tipo de luta e, que eu em particular acho muito boa para brigar nas ruas, KiK-BOX. mais umas informações. foi feito umas análises qual o xute mais forte, o soco mais forte, o golpe mais forte em pegar outra pessoa, etc. o soco mais forte foi de longe o do box, o xute mais forte foi o do box tailandez. podem pesquisar isso no youtube. há para lá um documentário.

    ResponderExcluir

Só comenta quem é inteligente