domingo, 21 de agosto de 2011

Humanos e dinossauros conviveram?

O tempo geológico é dividido em 6 Eras. Os geólogos se referem a um Éon como a maior subdivisão de tempo na escala de tempo geológico.

Hadeano (4,6 bilhões de anos atrás)

Na escala de tempo geológico, o Hadeano é éon mais antigo que começou há cerca de 4,57 mil milhões de anos, com o princípio do processo de formação dos planetas do Sistema Solar, e terminou, na Terra, há aproximadamente 3,85 mil milhões de anos, quando surgiram as primeiras rochas,





Arqueano
(entre 3,8 e 2,5 bilhões de anos atrás).

  O início do Arqueano é marcado pelas primeiras formas de vida unicelulares da Terra. Apesar de alguns poucos grãos minerais conhecidos serem mais antigos, as mais velhas formações rochosas expostas na superfície da Terra são arqueanas.
A atividade vulcânica era consideravelmente maior que hoje, com numerosos pontos quentes e vales de rachadura, e erupção de lavas incomuns como as comatitas.




  
Proterozóica 
(entre 2,5 bilhões e 570 milhões de anos atrás)  
Quando houve o surgimento das primeiras formas de vida. Ao contrário dos depósitos de águas profundas do Arqueano, no Proterozoico ocorrem muitos estratos que foram depositados em extensos mares epicontinentais pouco profundos; além disso, muitas destas rochas foram menos metamorfizadas que as do Arqueano, são abundantes e inalteradas



Paleozóica 
(entre 570 e 245 milhões de anos atrás) 

Quando houve uma explosão de vida, com o surgimento de peixes, plantas terrestres, anfíbios e répteis.O Paleozoico é conhecido por dois dos eventos mais importantes na história da vida animal. Em seu começo houve uma grande diversificação evolutiva dos animais, a explosão cambriana, em que quase todos os filos animais atuais e vários outros extintos apareceram dentro dos primeiros milhões de anos. A vida surgiu de maneira inexplicável até hoje. Os cientistas nunca chegaram a um consenso sobre a "fagulha" que deu origem a vida e até hoje nunca se conseguiu repetir tal feito.


Mesozóica 
(entre 245 e 66 milhões de anos atrás

Quando houve o surgimento de dinossauros, mamíferos e aves. O nome Mesozoico é de origem grega e refere-se a 'meio animal' sendo também interpretado como "a idade medieval da vida". Esta era é especialmente conhecida pelo aparecimento, domínio e desaparecimento polêmico dos dinossauros, amonites e plantas com flor.






Cenozóica (teve início há 66 milhões de anos atrás) 
 O princípio da Era Cenozoica marca a abertura do capítulo mais recente da história da Terra: O surgimento dos nossos ancestrais, o inicio da saga humana na Terra 


 O nome desta era provém de duas palavras gregas que significavam "vida recente". Durante a Era Cenozoica, a face da Terra assumiu sua forma atual. Houve muita atividade vulcânica e formaram-se os grandes maciços montanhosos do mundo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia. A vida animal transformou-se lentamente no que hoje se conhece.

Agora a resposta para a pergunta que intitula o texto é não. Os dinossauros surgiram na Era Mesozóica e nela mesma se extinguiram. Isso não significa que eles viveram pouco (cerca de 160 milhões de anos), pois a extinção dos dinossauros se deu somente no final da Era mesozóica, durante o período Cretáceo (Cada Era é dividida em Períodos, sendo a Era Mesozóica composta pelos Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo).  Como vimos, o ser humano surgiu apenas na Era Cenozóica, quando os dinossauros já estavam extintos, ou seja, dinossauros e homens não conviveram!!!
E como é possível saber tudo isso? Muitos estudos geológicos e paleontológicos permitiram chegar a essas conclusões e principalmente a tafonomia, que é o estudo dos fósseis e como esses são formados, deram respaldo para isso.
E como os dinossauros desapareceram?! Há diversas teorias para explicar como a extinção dos dinossauros aconteceu: pestes, asteroides, ação extra-terrestre, vulcões e etc.
Nossa história começa na era Cenóica logo após a era Mesozóica dominada pelos Dinossauros, no final da época do Mioceno e começo do Plioceno. 
Fonte: Texto de Luciane Pivetta . Retirado daqui. Curiofisica.com

5 comentários:

Só comenta quem é inteligente