terça-feira, 23 de agosto de 2011

A mancha de plástico do Oceano

É verdade que existe uma mancha gigante de lixo plástico no oceano?
Uma não, duas, três ou mais. Elas ficam no meio do oceano Pacífico e, juntas, têm o dobro do tamanho dos Estados Unidos! Nesses depósitos de lixo flutuante já foram encontrados os mais bizarros resíduos, de cones de trânsito a brinquedos, tênis e malas de viagem.

 Metade dessa sujeirada toda é lançada no mar por navios e plataformas de petróleo. A outra parte deságua nos oceanos trazida por rios espalhados pelo mundo. O pior é que o desastre ecológico só aumenta: o volume de plástico no Pacífico mais que triplicou nos últimos dez anos. “O isolamento poderia fazer desse lugar um paraíso para os animais. Mas eles rondam a linha do lixo e só têm plástico para comer. Já encontramos todo tipo de objeto no estômago dos bichos”, diz o pesquisador Charles Moore, da Algalita Marine Research Foundation, entidade americana que trabalha na proteção da vida marinha. : 
CORRENTE CONTÍNUA
O Pacífico tem “redemoinhos que prendem lixo de todos os oceanos
Correntes marítimas como a Círculo Polar Antártica ligam os três oceanos da Terra. Assim, grande parte dos resíduos do Atlântico e do Índico acaba se dirigindo para o Pacífico, mesmo que leve décadas percorrendo os mares do mundo.
Em algumas regiões do oceano Pacífico, as correntes marítimas se movimentam em círculos, formando enormes “redemoinhos”. O lixo que entra nessas áreas, após vagar pelos oceanos de todo o planeta, fica preso nas correntes, formando as duas manchas gigantes de plástico.
O pior é que o lixo boiando na superfície é só uma pequena parte da sujeira. Com o passar dos anos, pedaços menores de plástico se diluem, formando uma espécie de sopa nojenta. Resultado: as manchas têm camadas com até 10 m de profundidade de lixo.
EFEITOS COLATERAIS

CARDÁPIO IMPRÓPRIO


Lixo das manchas detona dieta dos animais. Pesquisadores já encontraram tartarugas que comeram isqueiros, peixes engasgados com linhas de pesca e pássaros marinhos mortos com o estômago lotado de plástico ingerido na região das manchas.




ALTERAÇÃO HORMONAL
O lixo forma resíduos tóxicos que confundem os receptores hormonais de alguns animais. Há espécies que tiveram queda na produção de esperma e nascimento de mais fêmeas.

INTOXICAÇÃO À MESA

Ao comer peixes que passaram por essas regiões, o ser humano ingere também os produtos tóxicos absorvidos pelos animais. Os plásticos contém substâncias tóxicas que afetam a produção de hormônios dos animais, incluindo o homem. A dioxina é uma delas.





SOLUÇÃO DIFÍCIL
 Problema maior é eliminar a “sopa plástica” abaixo da superfície.
Pesquisadores ainda quebram a cabeça para encontrar um jeito de se livrar desse lixo. Apesar de trabalhoso, retirar os resíduos da superfície seria a parte mais fácil. O problema é o que está abaixo dessa camada. Como o plástico se quebra em pedaços quase microscópicos, remover essa “sopa plástica” significaria tirar também a água do mar com micro-organismos vivos, o que causaria um impacto ambiental ainda maior. Uma possível saída seria criar uma substância que fizesse uma faxina na região.
Grandes navios soltariam milhões de litros de um solvente especial. Essa substância teria que ser biodegradável e atóxica, para não interferir na vida marinha local.
O solvente quebraria as moléculas dos microscópicos pedaços de plástico, transformandoos em partículas inofensivas para a natureza, como átomos de carbono.
Mas há um problema: o excesso de átomos de carbono poderia alterar a vida marinha - até mesmo provocando mais mutações em algumas espécies.

Um fato triste e que demonstra nossa falta de cuidado com o meio ambiente




Como o Lixo Chega ao Oceano?
Embora grande parte do lixo que é encontrado dentro das manchas seja despejada por tripulantes de navios de viagem e petroleiros, a poluição da terra firme também ajuda a montar este triste quadro.
Na última década a quantidade de lixo no oceano Pacífico triplicou, e isso afeta diretamente o ecossistema da região – os animais marinhos que passam por ali fatalmente acabam se alimentando de lixo, já que não conseguem discernir entre seu alimento e o lixo.
Existem algumas organizações que tentam encontrar alternativas para proteger os animais marinhos, mas a situação é difícil, principalmente porque a quantidade de lixo não para de aumentar, e cada vez mais rápido.
O motivo pelo qual o lixo se concentra no Oceano Pacifico é que este oceano concentra correntes marinhas – as correntes dos oceanos Índico e Atlântico convergem para ele.
Estas correntes marítimas são responsáveis por ligar os três oceanos, mantendo o fluxo de água. Como no Pacífico existem varias correntes que são circulares, os resíduos levados pelas correntes marinhas para o Pacífico acabam ficando presas nessas correntes circulares.
Essas duas manchas são exemplos de resíduos que ficaram presos.

 Tipo de Lixo



O problema é que não são apenas objetos que podem ser encontrados nas manchas. Com o passar do tempo o lixo acaba se diluindo, e essa gosma fica á deriva no mar, até ser presa em uma corrente no Pacífico.
Ou seja, é como um iceberg: o tamanho que dá pra ver já assusta, mas a maior parte ainda está em baixo, se dissolvendo e se espalhando pelas correntes marítimas e alcançando o mundo todo



Um comentário:

  1. um absurdo tudo isso, a gente faz a nossa parte e esse povo ignorante não faz, só poluem.
    de que adianta reciclarmos se existem lugares assi como este que não estão nem ai com o meioo ambiente, com os animais marinhos, é muito triste ver esta situação...

    ResponderExcluir

Só comenta quem é inteligente