terça-feira, 16 de agosto de 2011

A carta que Gandhi escreveu para Hitler em 1939

O líder indiano mandou apelo ao alemão em 1939 para que não iniciasse uma guerra
No dia 23 de julho de 1939, Mahatma Ghandi, o líder pacifista do processo de independência da Índia, mandou uma carta Hitler, presidente da Alemanha e que tinha acabado de comandar a invasão da Polônia. Na carta, o indiano pede ao alemão que evite a guerra, como conselho de alguém que tinha feito isso e teve sucesso. A carta foi interceptada pelo governo britânico e nunca chegou às mãos de Hitler.


Tradução livre, abaixo

“Em Warda
Querido amigo

Amigos têm me pedido com veemência que eu lhe escreva para o bem da humanidade. Mas eu tenho resistido a esse pedido, pois eu sinto que qualquer carta minha para você seria impertinente. Algo me diz que eu não devo hesitar sobre isso e devo fazer meu apelo, que pode valer a pena.
Está bem claro agora que você é o único homem no mundo que pode impedir uma guerra que poderá levar a humanidade ao estado selvagem. Você deve pagar esse preço por algo, por valioso que lhe pareça? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, antecipo minhas desculpas, caso tenha errado em escrever para você.

Eu permaneço

Seu sincero amigo
M. K. Ghandi

HERR HITLER
BERLIM
ALEMANHA"
Será que se a carta tivesse chegado a seu destino o desenrolar da 2ª Guerra Mundial teria sido diferente?
Comente.

4 comentários:

  1. o senhor da paz, precisamos mais disso!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente,acho que não.

    ResponderExcluir
  3. Deveria conter uma mensagem para reflexão mais profunda acerca do poder, da guerra, da carnificina, da vida humana. É muito raza. Não leva a uma reflexão acerca das desvantagens de manter uma guerra com o mundo. Esperava mais de vc Ghandi.

    ResponderExcluir
  4. Blá, blá, blá, ninguém pode falar nada do pacifista, Ghandi fez a parte dele, méritos para ele, teve coragem apesar de sua própria consiência achar que seria em vão, ele fez. Miseráveis ingleses que reteram uma carta de paz. É claro que provavelmente não surtiria efeito já que a ânsia pelo poder cega a conciência, se é que Hitler tinha uma...

    ResponderExcluir

Só comenta quem é inteligente