quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Um pouco da profissão: Gestor Ambiental

Sabemos que a profissão de Gestor Ambiental é extremamente nova se comparada com outras carreiras. Porém, não podemos deixar de lembrar que a profissão surgiu diante da necessidade urgente da conservação dos recursos naturais e está projetada como uma das mais importantes para o século XXI.

Para que possamos pensar em ‘conservação ambiental’, precisamos fazer uma análise sobre quais são os impactos ambientais (negativos ou positivos) diários de todas as atividades com as quais estamos envolvidos e como isso está afetando nossas vidas. E, para que essa análise seja possível, é necessário desenvolvimento e aplicação de metodologias e tecnologias capazes de proporcionar a tão falada sustentabilidade.
Uma das faces da profissão de um Gestor Ambiental é justamente a capacidade de atuação em processos que buscam melhorias contínuas dos meios de produção e outros setores de nossa economia.

Entre várias ferramentas existentes, existe uma muito importante: o S.G.A – Sistema de Gestão Ambiental.
Segundo a NBR ISO 14001 (1996, p.4), Sistema de Gestão Ambiental é a parte do sistema de gestão global, que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.

As empresas certificadas ISO 14001 descobriram que gerenciamento de riscos, redução de custos, desempenho ambiental melhorado, economia de energia e imagem corporativa, são alguns dos benefícios obtidos com a certificação. As empresas que ainda não possuem nenhuma prática voltada ao gerenciamento do meio ambiente, estão começando a criar setores específicos para tratar a questão.
Assim, o papel do gestor ambiental dentro da criação do SGA é de extrema importância, pois é ele o responsável pela coordenação de toda a política ambiental da empresa, dando suporte a equipe de profissionais envolvidos, definindo as estratégias de mitigação de impactos ambientais negativos (antrópicos ou não), gerenciando as mais diversas situações, elaborando diagnósticos e determinando os investimentos cabíveis na área de conservação e proteção ambiental.

Claro, não esquecendo que hoje, mais do que nunca, é necessário um olhar holístico para vivermos melhor num mundo polarizado e marcado por diferenças sociais, que os trabalhos sejam desenvolvidos de maneira multidisciplinar e transdisciplinar. E, respeitando-se as especificidades de cada profissão, o profissional Gestor Ambiental está mais do que preparado para atende perfeitamente as necessidades do mercado de trabalho e dar sua contribuição para as futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente