sábado, 19 de novembro de 2011

Como surgiu o metro?

Barra de platina, que por muito tempo, representou 1 Metro

Antes de explicar como ele foi criado, é importante entender por que ele foi criado.
Logo que as civilizações começaram a se formar, principalmente as que lidavam com o comércio, surgiu a necessidade de "medir" as coisas. Durante muito tempo foi um trabalho bem difícil, as pessoas usavam as partes do corpo como instrumentos: Mãos, pés, braços, e como vocês podem imaginar, nem sempre as pessoas concordavam umas com as outras. Houve uma época em que um rei tentou organizar as coisas e crio os "Pés" e a "Polegada", que correspondiam, logicamente, ao tamanho do seu pé e de um dos dedos de sua mão.
Em 1789, o Governo Republicano Francês pediu à Academia de Ciência da França que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural", ou seja, não arbitrária -Ipm.
O resultados dessa pesquisa deram origem ao Metro, o Litro e o Quilograma. Esse que mais tarde foram substituídos pelo Sistema Internacional de Unidades.
Bom, mas como surgiu o metro então? Para resolver o problema e achar uma medida que fosse naturalmente constante, o cientistas dividiram o tamanho da terra em muitas partes e pegaram uma delas, melhor falando, a medida ficou definida como "a décima milionésima parte da quarta parte do meridiano terrestre" (dividiu-se o comprimento do meridiano por 4.000.000).
E para padronizar, criou-se uma barra de platina ,de secção retangular, com 25,3mm de espessura e com 1m de comprimento de lado a lado. Essa barra está guardada até hoje no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, na França, porem não é mais usada.
Atualmente os cientistas usam um outro sistema para encontrar a unidade metro, eles fazem da velocidade da luz, a constante pela qual ela se propaga por segundo e a dividem por um número em específico. Ou seja, eles conhecem um número, na verdade um intervalo de tempo, que a luz leva para percorrer a distancia exata de 1 (um) metro. Esse número? 1/299.792.458 de segundo (unidade de base ratificada pela 17ª CGPM - 1983).
FONTE: Wikipédia

3 comentários:

Só comenta quem é inteligente