quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mitos da informáticas desmentidos



Vou começar uma série de posts sobre mitos de informáticas. Vou analisar um por um e desmenti-los ou não. Vou começar com 6:


1. Empurrar o cd com o dedo para inseri-lo na drive é prejudicial ao equipamento?
Falso. Desde que seja empurrado com uma força normal, nada acontece porque o equipamento foi feito exatamente para isso. Em caso de força excessiva, as partes mecânicas rodam muito rápido e as engrenagens podem desengatar e aí sim pode haver problemas.


2. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD?
Falso. O PC entende que você quer desliga-lo e se prepara rapidamente para isso. O que pode acontecer é o sistema não conseguir salvar algum dado que estava sendo gravado e o sistema dar pau ao religar, mas dano ao HD não ocorre.


3. Se mais de 80% do disco estiver cheio,a máquina fica mais lenta?
Verdadeiro. A máquina precisa sempre de espaço em disco para realizar algumas operações fundamentais nomeadamente no sistema operativo. 20 Gb livres é o ideial para evitar essa lentidão.


4. Ímãs colados à torre do computador, podem ser prejudiciais?
Falso. Se os imãs não forem fortes a ponto de ficar difícil de tirá-los nada causarão.O HD se encontra numa posição dentro do gabinete que o deixa imune a esse campo eletromagnético.


5. Nos portáteis, deve-se colocar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e só depois esse cabo a tomada?
Falso. Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis (actuais) têm protecção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são relativamente estáveis.


6. Ter o desktop cheio de ícones, deixa o computador mais lento?
Verdadeiro. Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada no desktop, e quanto mais ícones, mais tempo. Além disso o sistema atualiza os caminhos e propriedades dos ícones a cada varredura da placa de vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente