terça-feira, 11 de outubro de 2011

O quinto estado da matéria

Aprendemos na escola que a matéria existe em 3 estados físicos: Sólido, Líquido e Gasoso.
Porém existe o 4º estado da matéria: O Plasma - Chamamos de plasma quando os átomos são desmanchados pelo efeito de altíssimas temperaturas e ficam sem os seus elétrons. Eles não fogem mas ficam livres passeando fora de suas ÓRBITAS e diz-se que o gás está IONIZADO. Os cientistas pensam que 99% de todo o Universo seja feito de plasma.

Onde existe o plasma?O fogo é plasma, dentro de lâmpadas fluorescentes ligadas o gás fica neste estado. E a tela de alguns televisores/monitores modernos são de plasma.
O plasma, um tipo de gás ionizado, constitui o estado mais caótico, em que os átomos se movem em diferentes velocidades e direções. A partir daí, a matéria se ordena cada vez mais ao passar para os estados gasoso, líquido e sólido.



O 5º Estado da Matéria: Condensado de Bose-Einstein

Em 1995, físicos da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos (EUA), concentraram e congelaram um conjunto de 2 mil átomos de rubídio a uma temperatura de apenas 170 bilionésimos de grau acima do zero absoluto (273 graus Celsius negativos). Com isso, pela primeira vez construíram um – uma minúscula porção de matéria cujas partículas se comportam de maneira extremamente organizada, vibrando com a mesma energia e a mesma direção, como se constituíssem um único superátomo. Esse é o quinto estado da matéria, previsto pelo físico alemão Albert Einstein e pelo matemático indiano Satyendra Nath Bose, em 1924.

Mas somente no quinto estado a organização chega ao extremo. Nele, todas as partículas movem-se coordenadamente, na mesma direção e em velocidade idêntica. Até o feito dos cientistas norte-americanos, somente se conhecia tal organização na luz. No raio laser, todos os raios luminosos alinham-se perfeitamente. Agora os pesquisadores acreditam que com o condensado de Bose-Einstein será possível construir um laser de matéria. Ondas de matéria fluindo com a mesma energia e na mesma direção constituem um instrumento valioso para o estudo das partículas atômicas.

Essa propriedade não é encontrada em outros estados da matéria (sólido, líquido, gás ou plasma), nos quais os átomos apresentam variados níveis de energia.
Os físicos especulam que tal característica pode ser útil para futuras aplicações em campos como a computação quântica ou novas formas de lasers. Durante sete décadas, esse estado da matéria foi apenas um conceito. Em 1995, dois grupos independentes, um da Universidade do Colorado e outro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, criaram os primeiros condensados, de rubídio e sódio. O feito levou-os a dividir o prêmio Nobel de Física em 2001.

FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br

15 comentários:

  1. Muito obrigado.Essa postagem me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei .. era o que eu procurava me ajudou muito
    obg.

    ResponderExcluir
  3. MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA era o q eu estava procurando....me ajudou MUUUUUUUUUUUITO

    ResponderExcluir
  4. site manero ajudo muito cara vlw

    ResponderExcluir
  5. obg! foi bastante útil para o meu aprendizado!valeu...

    ResponderExcluir
  6. a ciencia nunca deixa de nos surprender,logo mais teremos novas descobertas.

    ResponderExcluir
  7. Excelente matéria, sobre os estados da matéria. Parabéns mesmo !!!!

    ResponderExcluir
  8. Foi um ku '-'
    Naum vi #$@! nenhuma do q eu tava procurando -.-

    ResponderExcluir
  9. Naum gostei
    Da prossima vez faiz um video de seexo q eu vejo curto comento e compartilho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o site me ajudou bastante minha professora de quimica naum teim o q reclamar agr C:

      Excluir
  10. essa matéria era exatamente o que eu procurava me ajudou a ter algumas teorias sobre esse condensado e uma dica pro pessoal do site existe também um sexto e pouco conhecido estado da matéria conhecido como condensado Fermiônico se possível adoraria se conseguissem reunir algumas informações sobre este estado físico da matéria agradeço por essa postagem incrível de vocês

    ResponderExcluir
  11. ameeeiiii................

    ResponderExcluir
  12. Os estados da matéria variam, tendo em conta a alteração da temperatura (energia)nessa mesma matéria. Se adicionar-mos energia suficiente a um sólido ele passa ao estado líquido; se adicionar-mos energia suficiente a um líquido ele passa ao estado gasoso; se adicionar-mos energia suficiente a um gás ele passa ao estado plasma e finalmente se adicionar-mos energia suficiente a um plasma ele passa ao estado quark-gluon plasma. Neste último estado os protões e neutrões derretem.

    ResponderExcluir

Só comenta quem é inteligente