terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cientistas anunciam descoberta de planetas que podem abrigar vida

HD 85512 B fica a 36 milhões de anos-luz da Terra e tem chance de ter água na forma líquida. 

Cientistas do Observatório Europeu do Sul (European Southern Observatory - ESO) anunciaram a descoberta de um novo planeta que poderia abrigar vida. Batizado como HD 85512 b, estaria localizado a 36 milhões de anos-luz da Terra, tendo uma massa 3,6 vezes maior do que o nosso planeta. A publicação do ESO informa que o planeta está situado em uma "zona habitável".  A constatação é baseada no fato de ele estar em torno de uma estrela semelhante ao Sol — da constelação de Vela.

Segundo os cientistas, se as condições forem adequadas, o HD 85512 b pode ter água sob a forma líquida.

— Este é o planeta de menor massa descoberto pelo método das velocidades radiais que se encontra potencialmente na zona de habitabilidade da sua estrela — explicou a especialista Lisa Kaltenegger, do Instituto Max Planck e Harvard Smithsonian Center for Astrophysics.

O novo planeta é um dos 50 recentemente descobertos pelo ESO usando o potente telescópio Harps. Desses, 16 foram classificados como "Super-Terras", que é como se chamam os planetas com massas entre uma e dez vezes a da Terra, mas não tão grandes a ponto de se tornarem inabitáveis.

Os cientistas acreditam que estão mais perto de encontrar planetas parecidos com a Terra próximos a estrelas do tipo "Sol".
 — Entre 10 e 20 anos deveremos ter uma primeira lista de planetas potencialmente habitáveis — explicou o líder do estudo, Michel Mayor, da Universidade de Genebra.

As novas descobertas foram anunciadas em um congresso científico internacional sobre Sistemas Solares Extremos, que juntou 350 especialistas no Wyoming, Estados Unidos e serão publicadas na revista científica especializada Astronomy & Astrophysics.

FONTE: ESO.org

4 comentários:

  1. Já estou até vendo!Vai te fila de riquinhos querendo compra umas terras nestes planetas!Vai que aconteça um desastre aqui né?!hehe

    ResponderExcluir
  2. Realmente Karine, pelo menos para dizer que tem uma terrinha ali em outro planeta né, pois para usufruir sera difícil , demora um tiquinho pra chegar la, afinal 35 milhões de anos luz é logo ali....

    ResponderExcluir
  3. Ah sério Anônimo? Que bom que vc sabe...pq nao vai arrumando suas malas e ja embarca amanha na 1ª nave!

    ResponderExcluir
  4. Desculpe karine se ofendir seu intelecto. Prefiro não arrumar as malas e ficar aqui no meu planeta 'adorável'.

    ResponderExcluir

Só comenta quem é inteligente