sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Por que usamos programas ruins?

Instalados junto com o Windows, ou instalados separadamente, o usuário de PC convive com programas bons e ruins. Como os programas ruins ainda se mantém no seu micro? Comodidade, costume, desconhecimento ou teimosia mesmo.
Por Cristiano Mattos - Consultor em T.I.
Trabalho com consultoria de T.I a dez anos e cultivo uma “fauna” de softwares ruins, que por alguma razão são muito utilizados. Faço uma lista dos programas ruins que temos de evitar. Veja abaixo:

Adobe Acrobat Reader
Problemas: Muito lento pra tudo, inseguro, carrega programas na inicialização do Windows, ocupa sua internet e trava constantemente. Claro que se você é um usuário leve de .pdf não nota, mas tente salvar  um .pdf com formulário editável ou imprimir um com marca d’água.
Soluções: Se você não usa recursos sofisticados de .pdf troque para o SumatraPDF ou o FoxIt Reader. Se lê .pdf diretamente da internet use o Chrome que vem com seu próprio leitor embutido. E se você precisa dos recursos complexos, ai  não tem jeito, só o Adobe.

 Adobe Flash
Problemas: Deixa seu micro lento, trava o navegador, usa todo processador só pra ele, devora sua bateria, superaquece os notebooks e a Apple não roda nada em Flash (exatamente por isso). Se é tão ruim assim por que usam ainda? A maioria dos Webdesigners aderiu ao formato e povoou toda internet com essas animações e vídeos.
Soluções:  NÃO TEM! A web casou com o  Flash até que a morte os separe. E a morte pode ter o nome de HTML5, e está  substituindo o Flash aos poucos em alguns casos, mas a maioria dos sites ainda requer Flash no desktop. A melhor solução é instalar algo como o FlashBlock, disponível para Chrome e Firefox, que permite carregar o Flash apenas quando necessário. Ou você pode desinstalar o Flash completamente, e usar o Chrome ( olha ele ai de novo)– que vem com Flash embutido – quando necessário. Isto tem a vantagem de carregar a versão em HTML5 de certos sites, como no YouTube.

Norton, McAfee, Panda
Problemas: Caras levando em conta  preço X eficiência, muito lentas, difícil configuração e cheias de recursos desnecessários.
Solução: Microsoft Security Essentials. O antivírus grátis da Microsoft. É muito eficiente, fácil de configurar e tem nota de desempenho igual às suítes mais caras. Mas o que é melhor: trabalha sem te encher com nada. Por que não se populariza? Porque não funciona em Windows Pirata.





Internet Explorer
Problema: Ficou no passado. Por pura teimosia dos usuários que  ainda insistem em usá-lo, a Microsoft não fazia algo novo do  I.E. 4 até o I.E.8.  A versão 9 trouxe aprimoramentos muito bons, mas nada que não exista há 10 anos. Na verdade sabe pra que serve o I.E? Pra baixar outro navegador.
Soluções: Google Chrome, Firefox e  Opera, nessa ordem e depois pros aventureiros o Safari, K-Meleon, NetScape e Flock.

Barras de navegador e buscadores obscuros
Problema: Não tem sujeira que não façam, mudam sua página inicial, rastreiam seus hábitos de navegação, identificam por quais sites andou, quanto tempo ficou e até onde clicou. Ocupam precioso espaço de navegação oferecendo funções que você não pediu, não quer e não precisa.
Solução: Contenha-se e não instale. Leia antes de instalar qualquer programa procurando caixas de diálogo pré-marcadas. Sempre que você vir uma caixa de seleção com a palavra “Toolbar”, desmarque-a. O que elas oferecem não vale o preço.

 Windows Media Player
Problemas: Suporte fraco a codecs, interface ruim, poucos recursos de edição, lento pra arquivos grandes. No Windows 7 já está melhor, mas está no passado ainda.
Solução: VLC, KMPlayer, Realplayer Basic. Qualquer um deles da mais suporte que o WMP.

iTunes
Problema: Lento, lento e lento, vem com a atualização da Apple que pendura sua internet e instala o QuickTime que você não usa. Se você precisa sincronizar com um dispositivo iApple já era, vai ficar preso ao iTunes. Mas  você sempre pode usar o iTunes apenas para sincronizar e usar algo diferente para ouvir e organizar sua música, fugindo dessa lerdeza .
Soluções: Winamp, VLC, e até mesmo o Windows Media Player é melhor pra áudio.

Nero Burning ROM e  Roxio Creator
Problema: Caros, cheios de recursos desnecessários, lentos e confusos. Claro que são mais avançadas que os correspondentes freewares, mas a maioria dos usuários jamais vai usar as funções mais avançadas. Além disso, entre smartphones , pendrives e netbooks  você não precisa mais queimar tanto CD assim.Outro exemplo da comodidade do usuário: vem junto com os drives óticos num CD.
Soluções:  ImgBurn, CDBurnerXP

Paint
Problema: Preso no ano de 1995. Prosaico e muito simples hoje em dia. Devo admitir que é um excelente editor de imagem (quebra-galho). Tá sempre lá, pronto, não importa o que aconteça. Você não consegue fazer exatamente o que quer, mas pode ocupar uma criança por horas.
Soluções:Paint.NET e GIMP. O primeiro supre as necessidades básicas de edição e o segundo trás funções mais avançadas.

Visualizador de Imagens do Windows
Problema: Não suporta todos os formatos de imagem , básico demais e edição básica muito fraca. O Windows Picture Viewer é mais ou menos, mas se você quer suporte a outros formatos de imagem, além de mais funções como atalhos de teclado, o IrfanView é um ótimo substituto.
Soluções: IrfanView, XnView .



Skype. (Pra quem conversa por videoconferência.)
Problemas: Trava, roda sozinho na inicialização, interface ruim, chato pra fechar.Este é um pouco difícil de mudar, pois todo mundo usa. Mas o Skype se divide em 2 blocos; o que faz ligações para telefones fixos (adquirindo créditos) e o que faz videoconferência. Estou falando sobre o videochat, pois em ligações ele é imbatível.
Soluções: Google Vídeo Chat

Microsoft Office
Problema: Caro, muito lento, trava dependendo do que tem no arquivo, difícil de usar, confuso para iniciantes. Ok que ele é o software mais pirateado no mundo mas se você já usou uma suíte grátis como o BROffice sabe que o MSOffice é ruim.
Soluções: Duas muito boas, o LibreOffice (antigo BROffice), Google Docs pra quem gosta de praticidade e trabalha com documentos sem muitas firulas

Bloco de Notas
Problema: Pouquíssimas funções. Eu sei, é pra ser básico mesmo. Mas escrevo pros que querem funções um pouco mais avançadas.
Soluções: Notepad++, Notepad2
Nota: Pros blogueiros que querem retirar a toda formatação de um texto copiado da internet ainda é a melhor opção. Tá sempre ali pra receber seu Ctrl+C e Ctrl+V.

 CMD. Prompt de comando. O famoso cebiquin 
Problema: interface irritante, básico demais, parado no tempo, desinteressante de mexer. Nem tem muito o que falar. Quem se lembra do DOS? Mas  se você trabalha com linha de comando tem de usar algo mais avançado, com mais funções.
 Soluções: Cygwin , Console2, PowerShell



Assistência remota do Windows
Problema:Dificil de configurar, acesso limitado, lento e inseguro.  Ganha um prêmio quem conseguiu dar assistência decente com o remoto do Windows.
Soluções: TeamViewer, VNC (qualquer tipo), WebMin

Poderia incluir na lista o Windows Live Messenger, mas o problema não é o programa...são seus usuários.

2 comentários:

  1. Em alguns casos até concordo, mas pô a maioria das suas justificativas são "lento, muito lento, deixa o computador lento". Compra um PC novo ou faz um upgrade Cara, software e hardware caminham juntos.

    ResponderExcluir
  2. Pacote Office não é ruim, mas tem custo, não é gratuito. Para o "feijão com arroz" recomendo muito o pacote Open/Libre/BROffice, mas como ainda existem funções avançadas e únicas no programa da Microsoft, adquiri-lo ou não fica a critério do usuário.

    ResponderExcluir

Só comenta quem é inteligente