quinta-feira, 8 de setembro de 2011

86% das espécies existentes na Terra continuam desconhecidas

Mesmo após séculos de esforço, 86% das espécies da Terra ainda não foram completamente descritas. De acordo com o estudo “How Many Species Are There on Earth and in the Ocean?”, cujo co-autor é o canadense Boris Worm, o nosso planeta é o lar de 8,7 milhões de espécies.

Isso significa que os cientistas catalogaram menos de 15% das espécies vivas hoje – e com a taxa de extinção atual, significa que muitos organismos desconhecidos vão deixar de existir antes que possam ser estudados.

Duzentos e cinquenta anos após o botânico sueco Carl Linnaeus desenvolver um sistema formal para classificar a diversidade da natureza, o catálogo para algumas classes de seres vivos, tais como mamíferos e aves - é quase completo, diz o estudo. Mas, o inventário para outras classes são lamentavelmente escassos.

Por exemplo, apenas 7% do número previsto de fungos, que compreende também os cogumelos e leveduras foram descritos, e menos de 10% das formas de vida nos oceanos foram identificadas.

O que foi descoberto até agora são "aquelas coisas que são fáceis de encontrar, que são bem visíveis e relativamente grandes", disse Worm. "Há uma Era de descobertas à nossa frente, quando poderíamos descobrir muito mais do que vive conosco neste planeta."

Até agora, cerca de 1,2 milhão de espécies são conhecidas pela ciência. Para calcular a porcentagem de espécies desconhecidas, Worm e seus colegas tiveram primeiro que responder a uma das grandes questões da ecologia: Quantas espécies vivem na Terra?


Antigamente, os seres vivos eram classificados em dois Reinos : Animal e Vegetal. Agora, temos cinco reinos onde classifica-se todos os seres vivos. Exceto os vírus, que não possuem Reino. Pois são seres tão diferentes- por exemplo não são formados por células- que não estão em nenhum Reino.

Das Categorias Taxionômicas , o Reino é o maior grupo e a Espécie é a unidade de classificação. Hoje em dia, os biólogos agrupam os seres vivos em 5 reinos. Aqui, está um super resumo destes reinos:

Reino Monera - Bactérias
 Seres vivos unicelulares, com células procariontes, autotróficos ( capazes de fazer a fotossíntese e produzir o seu próprio alimento) ou heterotróficos ( não fazem a fotossíntese e se alimentam de outros seres vivos).
Exemplos: Bactérias e Algas Azuis ( ou Cianobactérias).

Reino Protista
Seres vivos unicelulares, com células eucariontes, podem ser autoróficos ou heterotróficos.
Exemplos: Amebas e Paramércios

 Reino dos Fungos (ou Fungi)
Seres vivos unicelulares ou pluricelulares , com células eucariontes. Todos são heterotróficos.
Exemplos : Cogumelos e leveduras

Reino Animal
Seres vivos pluricelulares, com células eucariontes e heterotróficos.
Exemplos: Homem, elefante, barata, …

Reino Vegetal
Seres com células eucariontes, pluricelulares e autotróficos.
Exemplos : Musgo, samambaia e margarida.

Um exemplo de classificação de animal. O modelo classificado a ser classificado vai ser o cão.

Reino: Animalia ou Metazoa (se enquadram todos os animais existentes na Terra);
Filo: Chordata (saíram os invertebrados. Ficaram os cordados);
Subfilo: Vertebrata (saiu o anfioxo, protocardo, ficaram somente os vertebrados);
Classe: Mammalia (saíram peixes, anfíbios, répteis e aves. Ficaram somente os mamíferos);
Ordem: Carnívora (saíram herbívoros e roedores. Ficaram somente os carnívoros);
Família: Canidae (saíram os felídeos e ursídeos. Ficaram apenas os canídeos);
Gênero: Canis (saiu a raposa. Ficaram o cão e o lobo, que pertencem ao gênero Canis
Espécie: Canis familiaris (Saiu o lobo. Ficou o cão).

Usando estatísticas complexas, o autor do estudo, juntamente com sua equipe, usou o número de gêneros, famílias e assim por diante, para prever o número de espécies da Terra desconhecida, seus cálculos deram-lhe um número: 8,7 milhões.

O estudo "tem uma abordagem extremamente inteligente, e eu acho que vai passar a ser um estudo muito importante", disse Lucas Jope, um ecologista de conservação da Microsoft Research, braço de pesquisa da gigante do software.
Alguns animais encontrados e ainda não catalogados.
Espécie de polvo com membrana entre os tentáculos

Nova espécie de medusa


Espécie desconhecida de caravela/medusa

Nova especie que ainda intriga os cientistas

"É um processo longo", disse ele. A maioria dos cientistas "irá descrever dezenas de espécies em sua vida, se tiver muita sorte". Infelizmente, conforme acrescenta o pesquisador, as taxas de extinção têm acelerado de dez a cem vezes o seu nível natural.

As informações obtidas quando novas espécies são descobertas "são uma biblioteca da natureza, e nós só começamos a decifrar os primeiros dez livros", disse Worm. "Estamos jogando fora livros inteiros sem termos dado uma olhada neles." Com informações da National Geographic.

Um comentário:

Só comenta quem é inteligente