Pneus dianteiros podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os traseiros, que sofrem mais impacto pelo peso do avião, apenas 5. Após 100 voos, chega a hora de trocar o pneu . Um processo simples para profissionais, mas que requer muita prática e habilidade. E o que os mecânicos precisam para trocar uma roda de avião?
Preparação
É preciso isolar a área, calçar as rodas e fechar portas - isso é para evitar que a fuselagem entorte quando o avião é erguido.
O macaco
A peça-chave para trocar o pneu do avião é um grande macaco hidráulico chamado de malabar. Primeiro acionado manualmente, ele é só encaixado na aeronave.
A força
Uma mangueirinha passa a pressão interna de um pneu para o malabar - como a pressão é muito grande, ele consegue erguer o avião. Com o avião suspenso, é retirado o pneu que não está conectado.
Desencaixe
A porca que segura a roda é solta com a ajuda de um equipamento hidráulico. Recomenda-se tirar a roda com ajuda de um suporte - cada uma delas pesa pelo menos 200 kg.
O teste
A roda tem de ser colocada ainda com seu pneu desinflado. Com a roda encaixada e presa, o freio é desativado para verificar se ela gira normalmente. Depois, a porca é presa outra vez.
O gás
Com o avião ainda suspenso, o novo pneu é inflado. E não se usa ar comprimido, mas nitrogênio, que não congela na altitude e demora mais a sair do pneu. Depende de cada modelo de avião. No caso do Boeing 767 os traseiros entre 200 a 220 PSI e os dianteiros por volta de 185 PSI. São abastecidos com Nitrogênio para não alterar muito a pressão em relação à temperatura
Fonte Renato Gengo, mecânico de avião
gostei foi daqui q a SUPER tirou isso http://super.abril.com.br/cotidiano/como-se-troca-pneu-aviao-610968.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_super
ResponderExcluiracho que é o contrário , né, veja a data das duas publicações...
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