Um desses pedaços enormes é o UARS (Upper Atmosphere Research Satellite), um satélite de 6,5 toneladas. O UARS foi lançado como parte de uma missão do Ônibus Espacial (Space Shuttle) para medir níveis atmosféricos de ozônio e outras substâncias.
O satélite tem 4,5m de diâmetro e é equipado com dez instrumentos científicos. Ele prestou serviço de 1991 a 2005, e vem flutuando sem rumo desde então.
Neste mês, o satélite vai começar sua descida de volta à Terra. Apesar da maior parte de sua estrutura pegar fogo durante a re-entrada na atmosfera, algumas peças podem se quebrar e cair na Terra. E a NASA não faz idéia de onde elas vão cair.
A NASA avisa, no entanto, que o risco de ferimentos por lixo espacial em queda é muito pequeno. Em mais de 60 anos de voos espaciais, não houve qualquer relato de ferimentos ou danos a propriedade resultantes de detritos do espaço.
12 detritos espaciais que caíram do céu
Nem todos os objetos enviados pelo homem ao espaço retornam graciosamente e sem danos como o ônibus espacial Discovery. Nossos chapas do Oobject.com juntaram uma coleção de fotos de objetos que entraram em uma rota mais… direta.
Misteriosa bola de lixo espacial. Queensland, Australia
Foguete Chang’e II volta à Terra em região rural chinesa
Parte de um foguete russo
Pedaços do foguete Delta 2 coletados na África do Sul
Partes de um satélite inoperante em Cidade do Cabo, África do Sul
Parte externa de um motor de titânio, Arábia Saudita
Lixo espacial na Sibéria
Fragmento do Skylab com letreiro intacto
O maior fragmento já recuperado do Skylab
Algo caiu do céu direto no Texas
Tanque de propulsão de um dos veículos de lançamento do Delta 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só comenta quem é inteligente