domingo, 5 de fevereiro de 2012

Redes – Novo padrão Wi-Fi 802.11ac traz 3x mais velocidade

Deverá receber aprovação final pelo comitê IEEE para o fim de 2012, o padrão 802.11ac que contará com diversas melhorias sobre o atual padrão 802.11n.
As novidades desta nova rede wireless são o Streaming de vídeo de alta definição sem fio com velocidades que ultrapassam 1 gigabit por segundo, quase três vezes maior do que 802.11n.



Do ponto de vista técnico, este novo padrão vai usar tecnologias como beamforming com maior  modulação de amplitude para enviar dados mais rapidamente e mais eficientemente do que o 802.11n. No geral as conexões 802.ac judará smartphones, TV's e outros dispositivos móveis, fornecendo maior largura de banda e uma economia em energia maior em comparação com 802.11n.

Mas mesmo sem aprovação e tal como a versão WiFi-n, a versão WiFi-ac também já começa a estar presente em hardware, ainda que em versões de rascunho, esperando que a versão final quando chegar possa atualizar o material já presente no mercado. A Apple e a Buffalo não estão com meias medidas e já têm no mercado soluções que tiram proveito desta evolução das redes WiFi.

Beamforming, é uma técnica que ao contrário da forma de emissão e recepção de sinal omnidireccional, opta por direccionar o sinal. Tem mais detalhes, mas na prática o sinal é emitido de uma forma a "contornar" cantos e áreas que de outra forma teriam sinal mais fraco por ter de atravessar, por exemplo, uma parede.

Modulação de amplitude é o nosso conhecido, AM em contrapartida com o FM das rádios que é uma modulação por frequência.
Assim, o WiFi 802ac permitirá não só transportar e transmitir mais dados e informações como também aposta na poupança de energia por parte dos aparelhos que o usam, como os smartphones, tablets, gadgets portáteis e afins.

Com a maior capacidade transmissão de dados, o 802.11ac poderá trazer um novo paradigma na utilização dos nossos eletrodomésticos, por exemplo: Consumidores utilizando o sinal 802.11ac para distribuição e compartilhamento de vídeos de alta definição dentro de uma residência, sem necessidade de compressões ou perdas de qualidade. Ter o PC no quarto com vídeos e assistir estes conteúdos na TV da sala será uma solução tranquila e sem as complicações de cabos.
Vi aqui: http://www.escreveassim.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente