domingo, 18 de dezembro de 2011

Perguntas e respostas sobre Gravidade

Um professor meu explicava que a diferença entre gravidez e a gravidade é que uma destas forças puxa para o centro da Terra e a outra para o centro da igreja. A gravidade é aquela coisa que todos conhecemos e achamos que entendemos. Ela deixa nossos pés no chão e o mundo girando em torno do sol.
Mas, se você começar a pensar, as certezas sobre a gravidade começam a flutuar.
Confira algumas das coisas sobre essa força da natureza que simplesmente não fazem sentido.

O QUE É A GRAVIDADE?
A noção Newtoniana da gravidade era boa e simples: você pula, a gravidade te traz de volta à terra. Você chega ao topo, essa força acelera você de volta para baixo. A teoria de Isaac Newton funcionava bem, mas aí veio Einstein e mudou tudo.
A teoria da relatividade fez com que a gravidade se tornasse uma propriedade inerente ao universo, e não aos corpos. Até hoje não se sabe qual das duas teorias é mais corretas: a teoria Newtoniana já foi utilizada para lançamentos de foguetes até a lua com sucesso, por exemplo, e a de Einstein também foi usada com sucesso, mas ainda não se sabe como as propriedades quânticas da massa, energia e do espaço-tempo criam o fenômeno da gravidade.

POR QUE A GRAVIDADE SÓ PUXA?
Todas as outras forças da natureza têm opostos, só a gravidade não. Por quê?
 Especialistas acreditam que a resposta se encontra no campo quântico.
“Não sabemos se a gravidade é mesmo só uma força de atração”, afirma Paul Wesson, da Universidade de Waterloo, no Canadá. Wesson menciona a existência da matéria escura, que age na expansão do universo, como uma possível força contrária à gravidade.

POR QUE A GRAVIDADE É TÃO FRACA?
A gravidade é a mais fraca de todas as forças fundamentais. Pense no esforço que você faz para dar um pulo. É pouco, certo? E a força exercida pela gravidade, portanto, também é fraca. O que faz com que ela seja tão diferente? De acordo com a teoria das cordas, a mais aceita atualmente para explicar os fenômenos naturais, a gravidade seria fraca porque o universo teria mais que as três dimensões conhecidas, e essa força “vazaria” para outras dimensões, fazendo com que só conseguíssemos sentir uma parte de sua força total.

 POR QUE A GRAVIDADE É PERFEITA?

Devemos todos os dias agradecer a exatidão da força da gravidade.
 Se ela fosse um pouco mais forte, o universo como o conhecemos não teria sido formado.
 No momento do Big Bang, em que o universo surgiu, surgiram também duas forças: a matéria e o espaço-tempo em expansão, em que a matéria existe.
A disputa entre as duas forças é perfeitamente equilibrada com base na constante gravitacional G.


A VIDA PRECISA DA GRAVIDADE?

Desde plantas até animais, todas as formas de vida parecem necessitar da gravidade para funcionar. Experiências mostram que plantas que foram criadas no espaço tiveram pouco crescimento e pequena produção de amido, além de outras dificuldades. Outra experiência, que investigava o desenvolvimento de ovos de codorna sem gravidade, demonstrou que nenhum ovo chegou a ser chocado: sem gravidade, a gema do ovo fica flutuando, em vez de estável.
Humanos têm problemas por outro motivo: sem a gravidade, os pulmões têm maior dificuldade em ficar no lugar, piorando a respiração. O crescimento dos ossos também é prejudicado, pois eles dependem do peso do corpo para crescer apropriadamente.

PODEMOS IR CONTRA A GRAVIDADE?
As pessoas sonham em criar um escudo contra a gravidade, mas ninguém conseguiu isso. Pelo menos não até hoje. Um efeito chamado magnetismo gravitacional, que diz que um corpo girando pode arrastar o espaço-tempo e criar um campo magnético-gravitacional talvez consiga este feito algum dia.

ALGUM DIA TEREMOS UMA TEORIA QUÂNTICA DA GRAVIDADE?

A mecânica quântica e a teoria da relatividade, as duas melhores que explicam como o universo funciona, têm uma séria dificuldade em entender o mundo dia a dia como o conhecemos. O problema, segundo especialistas, é quem ainda ninguém conseguiu juntar as duas para criar uma teoria quântica de qualidade.

Via Hypescience

2 comentários:

  1. Sou mais de incentivar, como professor da área de capacitação, consultem refrivitor.webenode.com

    ResponderExcluir
  2. por q a poeira não sofre a mesma ação da gravidade cm qualquer outra coisa ?

    ResponderExcluir

Só comenta quem é inteligente