Se todo o mundo consumisse recursos naturais como os EUA fazem, precisaríamos, pra começar, de 4 Terras e meia para que o mundo não entrasse em colapso logo de cara.
Nos EUA existe praticamente um carro para cada adulto. São 231 milhões de veículos, ou 76 carros para cada 100 habitantes. O planeta todo tem 850 milhões de carros. Se tivesse a proporção dos EUA, seriam 5,12 bilhões, acompanhados da conta em aço, petróleo, eletricidade e tudo o mais que seria necessário para produzi-los. Um planeta assim consumiria todo o petróleo que pode haver no nosso pré-sal (150 bilhões de barris) em menos de um ano. E para alimentar os 6,7 bilhões de bocas do mundo com a mesma quantidade de carboidratos e proteína que os 307 milhões de americanos consomem? Faltaria solo no mundo. Uma alternativa seria turbinar a irrigação. Mas aí a água, que já está em falta, não daria conta: para fazer a carne de um hambúrguer, por exemplo, vão 11 mil litros d´água (contando o que o boi bebe e o que vai no cultivo de ração). O jeito seria dessalinizar água do mar. Mas fazer isso consome mais energia do que temos como produzir de forma sustentável hoje. Quer dizer: ou passaríamos por uma revolução tecnológica e de produção ou adeus mundo.
Derretimento global
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGnllJTIjQaHzCkiXnPKIl_fcFg6kVDaKWAKGOBJCQrg9D70WYj8rToIb6ghwIRxM5tVi6rIh-CiXeXdstX40Nzj_armFQ0nkixT_xvXDaD2cy24CoAaHOS3WK43tclNEUWTb_oitZRts/s280/eua-meio1.jpg)
Alternativa: Substituir todo o carvão e o petróleo por fontes que não emitam CO2.
Faça-se a luz
Para ficar tão iluminado quanto os EUA, o mundo teria de multiplicar por 5 a produção de eletricidade. No Brasil, por exemplo, hoje consumimos o equivalente a 4 Itaipus. Para chegar ao patamar americano, precisaríamos de outras 23.
Alternativa: Como não há potencial hidrelétrico no mundo para dar conta disso, o jeito de obter tanta energia sem poluir nada seria com a fusão nuclear, que só libera vapor d’água e não usa urânio. A primeira usina assim sai do papel na próxima década, na França (se a crise deixar).Nesse ritmo, levaria 350 anos para gerar essa demanda
Fim de todo petróleo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDSH903LfWTkGPszke3o_fvzLdSjSjvAUSc4a94MJhmzLkPasXH3FHsv9UeZ1t64r_xLpBdFm8Bm8Dfn5P9ykOgt1J01tNYRTeJae1VsGpaht7HWV2Uwtz7bHhEdPK8QPXbb-Xy4uoOuE/s280/eua-meio3.jpg)
Alternativa: Usar o petróleo só como matéria-prima de tecidos e plásticos.
Quase 10 galinhas por habitante
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQA2Ay1PkX_Z0CWHNEgZnTZHEOT9kTqUT9FTRVSzbjoGEjO5u5sqJ1_oZTl7yYdRXZvboRZSJn0ytPLvPZH30kmTwJcNTbVJCKaFQMvz9_CB_IHpHFZMeCCflFePipFj72leRlp2Fw3Bo/s280/eua-meio4_+Otavio+Silveira.jpg)
Alternativa: Produzir carne em laboratório a partir da reprodução de células animais (e não de animais inteiros). As pesquisas já começaram.
Ferro, muito ferro
Teríamos que aumentar em 80% a extração de minério de ferro, a matéria-prima do aço. A produção em 200 foi de 1,6 bilhão de toneladas. Para tirar o 1,3 bilhão extra, o mundo precisaria de mais 4 mineradoras do tamanho da Vale, que é a maior produtora mundial de ferro. As reservas (230 bilhões de toneladas) aguentariam só mais um século.
Alternativa: Reciclagem.O ferro pode ser reciclado aproveitando uma taxa de 85% de aproveitamento. Mesmo assim, nesse ritmo levaríamos 250 anos para esgotar o ferro totalmente
Agroproblema
Alternativa: Irrigar e fertilizar áreas hoje pouco produtivas (como Israel fez) e investir em engenharia genética, em busca de vegetais que cresçam melhor e mais rápido. De preferência sem usar terra.
Fonte: Planeta Sustentável
mas com 5 kg de carne da pra vinte comê?
ResponderExcluirAchei esplêndido,essas alternativas.
ResponderExcluir